28.2.18

Resenha: Os Cinco do Ciclo - Elias Flamel

SINOPSE: Yosef de Keltoi. Presenteado na infância, por uma de suas mães, com um tesouro de muitas páginas. Cresceu com pouco, encontrou o seu amor e ao lado dela teve que instigar uma revolução entre trabalhadores do campo. Sua vitória não foi perfeita, pois falhou contra os deuses que tanto venerava. Assim, o líder de uma vila pequena, e quase oculta entre os quatro cantos do mundo, vive o começo da sua velhice.
Não reclama de ter vivido muitos ciclos e é servo de um império que pintou de rubro nações que ousaram ser grandes. Sempre preocupado com o seu povo e com a sua família. Qual vem primeiro? É uma pergunta que necessita de tempo e páginas para ser respondida. Hitalo, o mais velho dos seus filhos, exige mais firmeza com os homens do campo. No auge da juventude, o divertido e criativo Yohan deseja provar para o seu pai que é um homem feito. Morgiana, companheira de luta, enxerga muito além do que os olhos podem ver e deseja alertar o seu amado Yosef a respeito de algo muito difícil de fugir.
Yosef parte para Numitor, sua viagem tem como destino a capital de todo o império, lar dos homens de togas brancas que praticam um culto conhecido pelas eras. E esses mesmos homens possuem legiões em seu poder. Era para ser somente mais uma viagem dos tributos, mas o homem comum ouve boatos que colocam em risco o seu lar, a sua cultura e as suas crenças. Uma ajuda é mais que necessária, mas aqueles que são os mais poderosos e dotados de uma sabedoria milenar começam a pedir socorro. Só Yosef, o líder, pode salvar o que tanto ama.
Ao tentar, é exposto o seu passado manchado, ele reencontra velhas amizades e conhece desejos guardados dentro do peito de um dos seus filhos. Sua vontade de ter o que tanto deseja fará Yosef se embrenhar pelas ruas do império. Será preciso conviver com ladrões, fardados de rubro, uma sociedade que ama a prata e o ouro e terá de lutar até mesmo contra a fúria da natureza.




Recebi o e-book desse livro em parceria com o autor Elias Flamel.

Nesse livro, conhecemos o velho Yosef, e por meio dele conhecemos também toda sua vila, seu trabalho, sua família e também suas certezas e incertezas.

Yosef é lider de Keltoi, uma pequena vila que tem os seus 5 deuses do ciclo. Porém, é uma vila no meio da floresta, quase que abandonada. Tudo nesse lugar é provido da natureza, o povo vive a partir da plantação, centeio, agricultura.


É um povo humilde, simples, mas que logo percebem que algumas mudanças estão por vir e que poderá tirar a tranquilidade e a paz daquele lugar.

Yosef decide ir em busca de ajuda mar adentro. Ele quer chegar no Império de Numitor. Mas essa atitude é como um "tiro no escuro", ele não sabe se isso ajudará ou prejudicará sua terra e seu povoado.

O herói dessa estória é um cara maduro, que ama sua vila, ama sua família, seus filhos. Yosef tem garra, coragem e muita bondade, bondade essa que em excesso pode ser algo ruim.


A escrita de Elias é bem agradável e detalhista. Ele descreve perfeitamente os personagens e também suas personalidades e pensamentos. Mas a descrição do ambiente e de alguns acontecimentos ficou um pouco maçante, talvez se o autor tivesse sido mais breve, mais sucinto, a leitura seria ainda mais envolvente, mas não deixou de ser uma leitura prazerosa.

Eu disse a Elias e repito aqui, esse livro tem uma premissa super instigante, não posso negar. O gênero fantasia não é o meu forte, mas para os amante de estórias nesse estilo é uma ótima recomendação.

Em geral, foi uma leitura bem proveitosa. O livro me surpreendeu muito. A estória contida foi muito bem desenvolvida pelo autor, além de ser uma estória ímpar, ela nos leva a refletir sobre muitas questões da nossa própria vida.


"Estar cansado é estar vivo."

Título: Os Cinco do Ciclo  | Autor: Elias Flamel| Editora: Independente| Nº de páginas: 556| Nota: 3,5/5   SKOOB  

13 comentários:

  1. Olá! Gostei bastante da resenha. Não conhecia a obra. As fotos ficaram lindas! Parabéns pelo blog! Seguindo por aqui. Bjos

    www.momentosdeleitura.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia esse livro, mas, mesmo amando livros de fantasia, não fiquei interessada em conferir a obra. Acho que faltou algo na premissa para despertar minha curiosidade. Outro ponto que me desestimulou um pouco foi o fato das descrições do ambiente e de acontecimentos serem maçantes.
    Adorei a resenha e fico feliz que, apesar da ressalva, você gostou da leitura e se surpreendeu positivamente. Mas, infelizmente, vou passar a dica desta vez.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi.
    Não conhecia o livro mas a premissa me agradou bastante e fiquei ainda mais interessada em ler apos ver como gostou.
    Bela resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Fiquei bem indecisa aqui... Rs... Sou louca por fantasia, mas quando um livro tem partes maçantes é bem complicado pra mim terminar... Bem que eu acho que quem ama fantasia tem mais familiaridade com narrativas bem detalhadas, porque é mais necessário pra construção de mundos imaginários... Talvez eu me anime a ler sim.

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Não conhecia o autor nem sua obra, mas achei vem interessante a proposta. No entanto, acho que mesmo gostando não me senti segura pra mergulhar na aventura... vou amadurecer a ideia primeiro.
    Nizete
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?
    Faz bastante tempo que não leio fantasia, tenho sentido bastante falta mas tô sem tempo mesmo porque tem uma fila de livros de parceiros. Os cinco do ciclo me deixou curiosa e com vontade de voltar a ler livros do gênero. Beijos

    ResponderExcluir
  7. Eu amo fantasia e já me chamou atenção a capa, pena que Fantasia não é tanto a sua vibe, vou anotar a dica para ler.

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?

    Fantasia também não é o meu forte, mas como também não é o seu e você curtiu, talvez eu possa gostar. Achei mais interessante o autor ter colocado um protagonista mais velho e maduro, tenho certeza de que seus questionamentos relevantes.

    Até logo
    www.decaranasletras.com

    ResponderExcluir
  9. Oi
    Adoro fantasia, ainda mais quando a história nos faz refletir sobre questões da vida!
    O livro parece realmente ser muito bom e interessante!
    Bjus

    ResponderExcluir
  10. Cláudia Vieira, 57 anos (com carinha de 30), rs! Tenho uma cachorrinha da raça York Shire, sofri violência doméstica e falo desse assunto abertamente, sou completamente apaixonada pelos animais de estimação. Tenho também 3 gatos (Petit Gateau, Créme Brulé e o Dark).http://content-management-directory.com/2019/05/04/amarracao-amorosa-da-certo/

    ResponderExcluir
  11. Daniela Fernandes, 30 anos, 2 filhos (Vitória- 3 anos) e (Heitor – 8 meses), dona de casa e confeiteira informal. Vendo bolos decorativos, faço festa na caixa, pães de mel e docinhos artesanais. Sonho em fazer curso de culinária na Le Cordon Bleu em Paris.
    http://durov.club/alongamento-do-melhor-amigo-do-homem-de-forma-rapida-e-facil/

    ResponderExcluir
  12. Resenha ótima! Vou procurar pelo livro!

    Acessem:https://www.paraisofeminino.com.br/calcados/tenis

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...