Hello guys!!!
Esse livro foi a leitura de Setembro para a professora de LPL, e eu queria fazer breves comentários a respeito dele aqui para vocês, minhas opiniões e minha primeira experiência com a escrita da Clarice Lispector.
(foto do Instagram: @blogmyselfhere)
Tá, confesso que eu não sei como começar a escrever isso aqui (da mesma forma em que o narrador/personagem Rodrigo S.M., não soube iniciar a história de Macabéa).
Não vou falar passo a passo de como foi o livro, quero apenas fazer alguns comentários sobre o que eu achei do livro, que na minha opinião, é o mais importante numa resenha...
Quero dizer que essa resenha não será nem um pouco "comum", assim como também não foi a minha leitura com esse livro. Um livro totalmente diferente do que eu estou acostumada a ler, e somente agora eu fui perceber o quanto é verdade quando as pessoas me falavam que apesar de toda sua "loucura" a Clarice é uma das melhores escritoras.
Acho que todos sabem que a Clarice gostar de se aprofundar em suas escritas, mostrando o lado psicológico de seus personagens. Mostrando assim, os seus sentimentos e conflitos internos, como NENHUM outro autor consegue escrever.
Vou simplificar um pouco aqui, nessa história, é o Rodrigo S.M. que conta, ele é narrador e personagem. Através dele, conhecemos uma nordestina, que acabara vindo para o Rio de Janeiro, e fez curso de Datilógrafa, ressaltando que ela mal sabia escrever.
Miserável, 19 anos, virgem, magra, pálida, e nem um pouco bonita, SIM ela basicamente é descrita assim no livro. E confesso que até agora estou tentando imaginar Macabéa, com todas esses adjetivos, nada agradáveis.
Olímpico de Jesus, foi o seu primeiro e único namorado (apesar de tudo, ela consegue um namorado, não era o MELHOR namorado, mas era finalmente poderia falar que estava namorando).
O namoro não durou muito, já que Macabéa nem conversava com ele direito, aliás, eles não tinham o que conversar.
Olímpico então conheceu Glória (amiga de trabalho de Macabéa), e assim Macabéa foi trocada. Olímpico achou que Glória era muito mais atraente que a Macabéa, e além do mais ela era filha de açougueiro, e um dos sonhos de Olímpico era ser açougueiro, e admirava essa profissão.
Eis que então, culpada por tudo isso, Glória percebe que Macabéa está um tanto abalada com tudo isso que aconteceu, e indica uma cartomante para Macabéa. Digamos que isso mudou totalmente o rumo da história, ou não...
Após isso, Macaba finalmente pode se sentir uma estrela, tendo seu momento de "fama". Não que isso seja bom, mas não quero dar spoilers (apesar de ter milhares de resenha com spoilers).
(foto do Instagram: @blogmyselfhere)
Após a leitura desse livro, eu fiquei com muitos conflitos internos, e me sentindo um pouco culpada até pelo rumo da vida de Macabéa. Mas pensando melhor, ela nem soubera de sua existência, talvez era tão atordoada que nem sequer sabia que estava realmente vivendo.
Esse é o real poder de Clarice, o domínio das emoções de seus leitores.
Indico esse livro sim, e muito! Acho que é um daqueles livros que um dia todos terão que ter a oportunidade de lê-lo. E também acho, que assim como eu, você nunca tenha tido a experiencia com a escrita da Clarice, e não sabe por qual livro começar, acho que esse livro é uma ótima dica.
Me desculpem, acho que essa resenha ficou um pouco confusa, mas qualquer dúvida ou sugestão, deixem um comentário.
Obrigada por terem me aguentado em mais um post rs.
Beijos
Ficou sim um pouco confusa, mas é isso que é Clarice, ela deixa todos confusos em seu interior, não é mesmo? Só ouço comentários positivos sobre as obras delas e também quero muito ler suas obras e as outras, pois parecem ser ótimas e confusas! HAHA
ResponderExcluirAbraços e até!
http://lendoferozmente.blogspot.com.br/
Também quero ler outras obras da Clarice.
ExcluirObrigada Luan
Abraço
Não entendi bem a resenha, mas acredito que isso se deva a confusão de emoções
ResponderExcluirque Clarice coloca na sua obra, ainda não tive a oportunidade de fazer essa leitura,
mas pretendo fazê-la em breve, pois só leio elogios sobre ela.
Beijos
Obrigada Kris pela visita
ExcluirBjs
Oii, a resenha ficou meio confusa mas consegui entender o que você quis passar e gostei. Até hoje não li nada dela e tenho muita vontade de ler, vou ver se encontro ele na biblioteca da escola.
ResponderExcluirAbraços!
http://lendocomobiel.blogspot.com.br/
Acho que com certeza vai ter na biblioteca sim Biel
ExcluirBjs
Sua resenha ficou ótima!! Senti as mesmas coisas que você durante a leitura e quando conclui. Aquela vontade de ajudar a Macabéa, abrir os olhos dela... E aquele final me impactou muito, fiquei super deprimida depois. Foi o primeiro livro que li da Clarice e me apaixonei, então já fui procurar outros.
ResponderExcluirBeijos!
Obrigada Gaby
ExcluirVou procurar outros livros da Clarice também
Bjs
realmente, achei meio confusa, se eu já não conhecesse a obra e tivesse lido, pela resenha eu passaria longe da leitura... xD
ResponderExcluirMeu primeiro contato com Clarice foi tbm com a hora da Estrela... Eu gostei da obra e da escrita dela, apaixonante. ^^
bjs
Clarice é apaixonante mesmo.
ExcluirBjs
Minha nossa, eu li o livro esse ano e achei muito, muito bom. Retrata fielmente a realidade dos pobres e nordestinos que migraram para o Sudeste em busca de uma vida melhor, atrás do estrelato, do seu lugar ao Sol e que o conseguem, como no caso de Macabéa, nos momentos mais trágicos de suas vidas. Só nesses momentos as pessoas realmente olham para elas. Achei o título muito conectado à história do livro, que se mostrou intensa e muito profunda para mim. Depois desse livro, quero ler tudo da Clarice.
ResponderExcluirTambém quero ler tudo da Clarice agora rs
ExcluirBjs
Realmente, a resenha está confusa, mas isso é um ótimo caminho, a Clarice tem esse dom de causar confusão em quem está de coração aberto, deixar dúvidas, curiosidades... eu li esse livro a primeira vez, tinha 15 anos e senti confusão, depois, com 20 dei outra interpretação, ao contrário de você, acho que quem nunca se deliciou com a escrita da Clarice, pode começar pelos contos, são maravilhosos.
ResponderExcluirVou ler os contos então
ExcluirObrigada pela dica
Bjs
Wow, senti-me sortuda. Eu ganhei esse livro e ainda não li nada da autora além de alguns contos. Acho que vou adorar conhecer a Macabéa, quero dizer, toda a história me parece supreendente para o leitor. Algo me diz que meu primeiro contato com a escrita da autora, sendo por meio desse livro, me fará sua fã.
ResponderExcluirBeijos!
http://www.myqueenside.blogspot.com
Espero que você goste rs
ExcluirBjs
Bárbara, falar de Clarice e suas obras não é nada fácil.
ResponderExcluirCom certeza Clarice nos conduz por diversas emoções.
Esse é um dos meus livros preferidos dela e fiquei muito triste em relação a Macabea.
Leia os outros livros da autora, são intensos e ótimos.
Lisossomos
Obrigada Dé
ExcluirVou ler sim
Bjs
Oi Bárbara!
ResponderExcluirEu só conheço a escrita da Clarice em contos, mas fiquei curiosa sobre esse romance, a começar por causa da protagonista, não é fácil encontrar algum autor que foge do padrão das garotas bonitas de baixa auto-estima... Espero conseguir ler logo.
Beijos
sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br
Espero que você goste dessa obra de Clarice também Evelise
ExcluirBeijos
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirEu nunca li nada da Clarice, mas tenho curiosidade, pois se trata de uma autora muito bem comentada e eu não imaginava que esse livro fosse assim, sei lá, eu tinha uma ideia completamente diferente sobre a história dele e agora lendo sua resenha fiquei bem animada para ler e conhecer a história de Macabéa *-*
Beijos :*
Larissa - srtabookaholic.blogspot.com
Fico muito feliz em ler comentários assim Lari
ExcluirObrigada pelo seu carinho
Beijos
Olá! Apesar de conhecer algumas poesias da Clarice Lispector, nunca cheguei a ler nenhum livro dela. Esse parece ser muito bom.
ResponderExcluir~Glaucia - www.leitorait.com
Super indico esse livro.
ExcluirBeijos
Olá,
ResponderExcluirTenho muita vontade de ler algo da Clarice. É uma autora muito respeitada aqui e fora do país, um marco para nossa cultura e ainda tem o fato de ser uma das raras mulheres que conseguiram fincar o pé na história da nossa literatura, provando seu talento.
Beijos,
Miss Sorrisos Blog
Twitter|Instagram
A Clarice realmente merece todo esse reconhecimento.
ExcluirBeijos
Sua resenha esta perfeita, parabéns, conseguiu passar o que sentiu, eu quando li pela primeira vez, tbm foi uma leitura diferente e um tanto conturbada, mas depois com os passar dos anos, li de novo e amei a leitura. Clarice é uma das melhores escritoras na minha humilde opinião :D
ResponderExcluirhttp://odiariodoleitor.blogspot.com.br/
Obrigada Brubs
ExcluirClarice realmente tem uma escrita inigualável
Bjs
Li o livro na época em que era leitura obrigatória para vestibular, e infelizmente detestei a leitura deste livro... :/
ResponderExcluirTenho vontade de ler outros livros da autora e ver se gosto ou não
Talvez se você relesse, pudesse ter uma outra visão desse livro
ExcluirPorque quando uma leitura se torna "obrigatória", realmente ficamos com um pé atrás
Beijos
O confuso da sua resenha pareia com o quão confuso e maravilhoso é ler Clarice.
ResponderExcluirEu amo os livros dela que já li, e, esse é um deles. De todos que eu li esse é o meu preferido.
Fico feliz que você tenha gostado, espero que possa ler outros e gostar também.
Amei a resenha <3
Beijoos!
Obrigada Bárbara, minha xará rs
ExcluirBeijos
Acho que não tem como falar sobre um livro da Clarice sem soar confusa.
ResponderExcluirQue bom que você gsotou do livro, a Clarice é mesmo de mais.
Você falou de imaginar a Macabéa com todas essas características, tem um filme completo no Youtube desse livro, se você tiver interesse de assistir depois.
Abraços.
Minhas Impressões
Ah eu vou assistir sim, obrigada pela dica Maria!!!
ExcluirBeijos