Apesar de já ter lido antes muitas resenhas desse livro, eu não sabia bem ao certo do que se tratava a história, sempre me pareceu algo confuso. Então finalmente li o livro, e agora chegou a minha vez de tentar transmitir para vocês o que achei.
Depois da morte de seu amigo, Sam parece um fantasma vagando pelos corredores da escola o que não é muito diferente de antes. Ele sabe que tem que aceitar o que Hayden fez, mas se culpa pelo que aconteceu e não consegue mudar o que senteAntes de ler, eu tinha uma ideia totalmente diferente do que é realmente essa história, e o título pra mim, significava outra coisa. Pois bem, me enganei.
Enquanto ouve música por música da lista deixada por Hayden, Sam tenta descobrir o que exatamente aconteceu naquela noite. E, quanto mais ele ouve e reflete sobre o passado, mais segredos descobre sobre seu amigo e sobre a vida que ele levava.
A PLAYLIST DE HAYDEN é uma história inquietante sobre perda, raiva, superação e bullying. Acima de tudo, sobre encontrar esperança quando essa parte parece ser a mais difícil.
Nesse livro conhecemos a história de Sam, pois é, não é a história de Hayden (quer dizer, conhecemos também, mas não diretamente), ele é o melhor amigo de Hayden, era, pois logo no início da leitura somos deparados com o fato de que Hayden morre após uma festa em que as coisas por lá não foram nada boas.
Hayden deixa para Sam uma playlist, com a seguinte frase: "Para Sam. Ouça. Você vai entender."
Eles eram amigos justamente por não se encaixarem em nenhum outro grupo da escola, eles eram excluídos e viviam em seu mundo geek. E após a morte de Hayden, Sam percebe que não tem mais nenhum outro amigo, e agora está realmente sozinho, e talvez sem saída. Sam se culpa pela morte do amigo, pela atitude impulsiva que teve com ele, e até por não ter compreendido o que seu amigo sentia.
Sam conhece então Astrid, que se apresenta como próxima de Hayden (como assim, Sam não era seu único amigo!?), a partir disso ele percebe que seu amigo não lhe contava muitas coisas, e com isso ele começa a ir atrás e investigar como era a vida de Hayden e entender melhor o porquê tudo isso aconteceu.
Com o decorrer do livro vamos juntando esse quebra-cabeça com o fatos que descobrimos. É um livro muito bom, que aborda temas muito "comuns" na adolescência, como o bullying, o amor, as perdas, os conflitos, entre outros. Cada capítulo se inicia com uma das canções contidas na playlist de Hayden, a maioria são músicas melancólicas, justamente como propõe a leitura.
Uma coisa que me incomodou bastante foi pelo fato do final parecer muito "não sei o que dizer, vou dar essa desculpa aqui só pra encerrar", pois na minha opinião faltou mais surpresas, pois chegou uma hora que tudo ficou óbvio demais. Porém, não deixa de ser uma leitura muito instigante, e eu super recomendo!!!
Título: A Playlist de Hayden | Autor(a): Michelle Falkoff | Editora: Novo Conceito | Páginas: 288 | Nota: 4/5
Olá,
ResponderExcluirEu morro de vontade de ler esse livro e a premissa realmente parece interessante, com a sua resenha tive um vislumbre mais claro da história apresentada. Fico desanimada em saber que com o tempo o livro se torna meio óbvio pois gosto de me surpreender. Mas acredito que em algum momento eu venha a aderir essa leitura.
Abraços
colecoes-literarias.blogspot.com.br
Espero que tenha a oportunidade de lê-lo um dia pois não deixa de ser um livro muito bom.
ExcluirBeijos
O livro foi uma leitura bem interessante, o fim me incomodou só um pouco, mas no geral eu gostei bastante, mais que a maioria haha
ResponderExcluirwww.belapsicose.com
Hahaha que bom que gostou!!!
ExcluirBeijos
o livro é legal, mas o final deixou a desejar, realmente... curti muito a playlist, gosto da temática de suicidio e só por isso quis o livro... mas foi uma leitura válida... só o desfecho que poderia ser melhor trabalhado...
ResponderExcluirbjs...
Sim, exatamente!
ExcluirTambém curti a playlist, apesar de não conhecer a maioria das musicas
Oi!
ResponderExcluirParabéns pela resenha!
Não conhecia o livro, li várias opiniões sobre esse livro, alguns gostaram outros não, o que é absolutamente normal. Talvez eu leia, acho a premissa excelente, porque acho muito importante que esses temas sejam abordados. Obrigada pela dica.
http://www.cristinadeutsch.org/
Saudações literárias.
Beijos no ♥
CD
Leia sim Cris, é bom tirarmos nossa própria conclusão!!!
ExcluirObrigada
Beijos
Oi, Bárbara
ResponderExcluirRealmente faltou um enredo com mais surpresas. Eu li o livro e gostei dele, mas não foi tudo aquilo que esperava. Consegui entender a playlist em parte e gostei dela. Gostei de alguns personagens e outros não. Mas foi uma leitura que valeu a pena afinal.
Acho que isso acontece com a maioria dos livros né rs
ExcluirÉ uma leitura super válida!!!
Beijos
Ainda não li o livro, mas pretendo lê-lo durante minha próxima viagem. Curti sua resenha! :)
ResponderExcluirLeia sim, recomendo!!!
ExcluirObrigada
Oioi! Tudo bem?
ResponderExcluirtenho o livro A Playlist de Hayden, mas ainda nao li.
Acho a premissa nem diferente e intrigante e a capa é uma lindeza ne?
Adorei conhecere mais da historia aqui, fiquei ainda mais curiosa com tudo e os motivos para o suicidio.
Beijos
Livros e Sushi • Facebook • Instagram • Twitter
Leia logo menina, é uma leitura super válida!!!
ExcluirBeijos
Oi :) Parece ser um livro muito legal pra se ler quando se está crescendo. Essa coisa de descobrir mais sobre amigos, alguns segredos, e todos esses temas de bullying, amor, perdas em livros é uma coisa muito boa. É um amigo extra na vida de ensinando mais. Não faz meu estilo, mas é um livro que indicaria!
ResponderExcluirBjs, Cass | www.livroseoutrascoisas.com.br
Realmente, é ótimo!!!
ExcluirBeijos
Oie
ResponderExcluiradoro esses temas de livro e já tenho um exemplar aqui, estou muito curiosa pela leitura desde que lançou e tenho visto muitas resenhas positivas, bela dica
Beijos
http://realityofbooks.blogspot.com.br/
Hahaha então leia logo menina!!!!
ExcluirEspero que goste
Beijos
Olá, sempre vejo ótimas resenhas sobre essa obra e assim vou ficando cada vez mais curiosa sobre a história. Preciso tomar vergonha na cara e comprar um exemplar para leitura.
ResponderExcluirAdorei a forma como você exprimiu a essência da leitura e algumas das características que podemos encontrar ao ler a obra
Leia sim, é uma ótima leitura.
ExcluirObrigada!!!
Beijos
eu recebi a prova do livro e gostei bastante, mas ainda não o li, acho que desanimei sabe =/
ResponderExcluirSerio? Poxa :/ que pena...
ExcluirOi Barbaram tudo bem?
ResponderExcluirEu li o livro em um dia e gostei muito da proposta dele. A autora me cativou bastante ♥
O que me decepcionou é que o final realmente foi corrido, ela comecou a história tão bem e não deu um desfecho tão satisfatório - todavia, não chega a ser ruim.
Sim, infelizmente também tive essa impressão mas o decorrer da história compensa esse final rs
ExcluirBeijos
Adivinha quem já coloquei esse livro na estante do Skoob, depois de ler sua resenha?! Amo livros que aparentemente focam na amizade, e tive essa sensação com A Playlist de Hayden! Quero ler :3
ResponderExcluirQue ótimo, fico muito feliz que tenha gostado!!!
ExcluirEspero que você tenha a oportunidade de lê-lo o mais breve possível.
Beijos