24.4.15

#ProjetoLiterário - Livro x Filme: A Revolução dos Bichos.

Eaí galera de cowboy! Estão gostando do projeto!? 

Para conferir todos os post já feitos, clique aqui.
Nossa, como está passando rápido... não quero que acabe! :(

Para essa semana, o tema escolhido foi: Livro x Filme, temos que escolher um livro que adoramos, mas logo em seguida veio a decepção ao assistir o filme, ou vice-versa.

link

A Revolução dos Bichos - Verdadeiro clássico moderno, concebido por um dos mais influentes escritores do século 20, "A Revolução dos Bichos" é uma fábula sobre o poder. Narra a insurreição dos animais de uma granja contra seus donos. Progressivamente, porém, a revolução degenera numa tirania ainda mais opressiva que a dos humanos
Escrita em plena Segunda Guerra Mundial e publicada em 1945 depois de ter sido rejeitada por várias editoras, essa pequena narrativa causou desconforto ao satirizar ferozmente a ditadura stalinista numa época em que os soviéticos ainda eram aliados do Ocidente na luta contra o eixo nazifascista.
De fato, são claras as referências: o despótico Napoleão seria Stálin, o banido Bola-de-Neve seria Trotsky, e os eventos políticos - expurgos, instituição de um estado policial, deturpação tendenciosa da História - mimetizam os que estavam em curso na União Soviética.
Com o acirramento da Guerra Fria, as mesmas razões que causaram constrangimento na época de sua publicação levaram A Revolução Dos Bichos a ser amplamente usada pelo Ocidente nas décadas seguintes como arma ideológica contra o comunismo. O próprio Orwell, adepto do socialismo e inimigo de qualquer forma de manipulação política, sentiu-se incomodado com a utilização de sua fábula como panfleto.
(Peguei uma sinopse do skoob porque não tenho interesse de fazer resenha desse livro, já que por sua vez é muito complexo e não quero causar nenhuma discussão dele aqui.) 

Eu o escolhi para falar sobre minha decepção depois de lê o livro e ir assistir o filme. O livro é impecável, sem sombras de dúvidas, se existe algum livro melhor que esse em questão de assunto abordado e da forma em que foi abordado, me mostrem!
Minha decepção com o filme eu ainda não sei exatamente o que é, não sei se é por ele ser meio antigo e ainda não ter tecnologia suficiente para a qualidade ser ótima, não sei também se é porque o livro foi tão magnífico que eu acho que nem o melhor filme feito no mundo iria superar o quanto eu gostei do livro... é apenas isso, não quero entrar em detalhes, é apenas algo emocional, porque na minha opinião o livro sempre vai ser melhor que o filme!

E vocês, o que acham dessa questão de livro ser melhor que filme, ou vice-versa!? Qual foi o filme/livro que te decepcionou!?

É isso, post curtinho, apenas para mostrar a minha mágoa profunda rsrs...

link


BLOGS PARTICIPANTES:
My Little Garden of Ideas | Aroma de Livros | Reino da Loucura | Cafe com Aroma de Livros | Biblioteca des Ajeitada |Formula-Amor | Eu Insisto | Fonte-da-leitura | Livrologias | Um Sofa a Lareira | Myself here | Estorias e Cafe | Quase Outono | Litaralmente Livros | Maravilhosas Descobertas

4 comentários:

  1. Eu não li o livro nem vi o filme,mas geralmente acontece do livro ser melhor que o filme porque acho que nada supera nossa imaginação ,então a gente sempre acha que o filme fica devendo com raras exceções .bjos

    Gavetas de pensamentos

    ResponderExcluir
  2. Nossa, não sabia que tinha um filme desse livro. Devo confessar que li enquanto estava na escola e odiei. Não pelo livro em si, é muito bem escrito, sem sombra de dúvidas, eu odiei a história mesmo, infelizmente. Mas geralmente os filmes não chegam aos pés dos livros. Parabéns, ótima resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Thay, talvez você goste mais do filme viu!? E porque não relê, quem sabe agora já não tem uma outra visão sobre o tema abordado!?
      Bjs, volte sempre aqui.

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...