24.4.15

#ProjetoLiterário - Livro x Filme: A Revolução dos Bichos.

Eaí galera de cowboy! Estão gostando do projeto!? 

Para conferir todos os post já feitos, clique aqui.
Nossa, como está passando rápido... não quero que acabe! :(

Para essa semana, o tema escolhido foi: Livro x Filme, temos que escolher um livro que adoramos, mas logo em seguida veio a decepção ao assistir o filme, ou vice-versa.

link

A Revolução dos Bichos - Verdadeiro clássico moderno, concebido por um dos mais influentes escritores do século 20, "A Revolução dos Bichos" é uma fábula sobre o poder. Narra a insurreição dos animais de uma granja contra seus donos. Progressivamente, porém, a revolução degenera numa tirania ainda mais opressiva que a dos humanos
Escrita em plena Segunda Guerra Mundial e publicada em 1945 depois de ter sido rejeitada por várias editoras, essa pequena narrativa causou desconforto ao satirizar ferozmente a ditadura stalinista numa época em que os soviéticos ainda eram aliados do Ocidente na luta contra o eixo nazifascista.
De fato, são claras as referências: o despótico Napoleão seria Stálin, o banido Bola-de-Neve seria Trotsky, e os eventos políticos - expurgos, instituição de um estado policial, deturpação tendenciosa da História - mimetizam os que estavam em curso na União Soviética.
Com o acirramento da Guerra Fria, as mesmas razões que causaram constrangimento na época de sua publicação levaram A Revolução Dos Bichos a ser amplamente usada pelo Ocidente nas décadas seguintes como arma ideológica contra o comunismo. O próprio Orwell, adepto do socialismo e inimigo de qualquer forma de manipulação política, sentiu-se incomodado com a utilização de sua fábula como panfleto.
(Peguei uma sinopse do skoob porque não tenho interesse de fazer resenha desse livro, já que por sua vez é muito complexo e não quero causar nenhuma discussão dele aqui.) 

Eu o escolhi para falar sobre minha decepção depois de lê o livro e ir assistir o filme. O livro é impecável, sem sombras de dúvidas, se existe algum livro melhor que esse em questão de assunto abordado e da forma em que foi abordado, me mostrem!
Minha decepção com o filme eu ainda não sei exatamente o que é, não sei se é por ele ser meio antigo e ainda não ter tecnologia suficiente para a qualidade ser ótima, não sei também se é porque o livro foi tão magnífico que eu acho que nem o melhor filme feito no mundo iria superar o quanto eu gostei do livro... é apenas isso, não quero entrar em detalhes, é apenas algo emocional, porque na minha opinião o livro sempre vai ser melhor que o filme!

E vocês, o que acham dessa questão de livro ser melhor que filme, ou vice-versa!? Qual foi o filme/livro que te decepcionou!?

É isso, post curtinho, apenas para mostrar a minha mágoa profunda rsrs...

link


BLOGS PARTICIPANTES:
My Little Garden of Ideas | Aroma de Livros | Reino da Loucura | Cafe com Aroma de Livros | Biblioteca des Ajeitada |Formula-Amor | Eu Insisto | Fonte-da-leitura | Livrologias | Um Sofa a Lareira | Myself here | Estorias e Cafe | Quase Outono | Litaralmente Livros | Maravilhosas Descobertas

4 comentários:

  1. Eu não li o livro nem vi o filme,mas geralmente acontece do livro ser melhor que o filme porque acho que nada supera nossa imaginação ,então a gente sempre acha que o filme fica devendo com raras exceções .bjos

    Gavetas de pensamentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Kika.
      Obrigada pelo comentário.
      Bjs

      Excluir
  2. Nossa, não sabia que tinha um filme desse livro. Devo confessar que li enquanto estava na escola e odiei. Não pelo livro em si, é muito bem escrito, sem sombra de dúvidas, eu odiei a história mesmo, infelizmente. Mas geralmente os filmes não chegam aos pés dos livros. Parabéns, ótima resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Thay, talvez você goste mais do filme viu!? E porque não relê, quem sabe agora já não tem uma outra visão sobre o tema abordado!?
      Bjs, volte sempre aqui.

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...