27.3.16

Resenha: Um Ano Bom - Ana Faria

Hoje trago para vocês a resenha do livro "Um Ano Bom" cedido em parceria com a autora Ana Faria. Eu li esse livro muito rápido, a história me prendeu demais e esse livro se tornou uma das melhores leituras de 2016.



Christopher é um aluno querido na escola, sempre cercado de amigos e garotas. Vivendo seu último ano do Ensino Médio, com uma vida confortável até então, Chris vê seu mundo abalado quando uma nova aluna surge na classe, atraindo seu interesse e despertando em seu coração sentimentos nunca antes experimentados. A princípio Chris e Clara pareciam ser incompatíveis, mas na medida em que vão se conhecendo, muito do que acreditavam começa a ser questionado e o amor surge inexplicavelmente.
O livro é narrado em terceira pessoa, e apesar de preferir livros em primeira pessoa, eu adorei a forma com que a autora desenvolveu a sua escrita nesse, pois podemos saber o lado, a opinião, o sentimento de cada personagem, e a autora soube muito bem como fazer isso sem deixar algo muito cansativo.

Primeiro conhecemos Christopher, ou melhor, Chris, o garoto mais popular do colégio, o mais bonito, o mais "mulherengo". Chris é aquele garoto que tem em todo colégio e que todo mundo já sabe como que é, ou pelo menos acha que sabe como é.
Logo conhecemos Clara, a novata do colégio, e ela é diferente, diferente de toda a turminha que anda com Chris, a novata não é nada popular, nada igual aos padrões de beleza imposto pela turminha popular do colégio, ela é diferente de todas as garotas, ela tem sua beleza natural e que ninguém enxerga isso, mas Chris enxergou.

Enquanto Clara é rotulada como a "esquisita", Chris quer conhecê-la mais, pois ficou intrigado com seu jeito, aqueles cabelos ruivos, e aquele all star desgastado. E é a partir daí que conhecemos mais o lado de cada personagem e percebemos que Chris não é nada metido, pelo contrário, ele tem um coração enorme, carismático e que se apaixonou a primeira vista por Clara. Quer demonstrar isso pra ela, só que como Clara já foi expulsa de outro colégio por arrumar confusão, ela não queria ser expulsa desse também, e sabendo que se começasse a conversar com Chris, Jéssica (ex namorada dele, e ainda muito apaixonada) iria querer arrebentá-la pois não admite ser trocada por outra, e se considera a garota mais bonita do colégio. Porém isso se torna um pouco difícil, já que Chris é insistente, e tentar se manter longe dele começa a ficar um tanto quanto difícil para Clara, que tenta se fazer de durona mas sabe que seu coração já pertence aquele garoto.

Um personagem que me instigou bastante foi o pai de Clara, Augusto, um cara aparentemente frio e impulsivo. A mãe de Clara os abandonou quando ela ainda era pequena, pois se apaixonou por outro cara e quis fugir com ele. Com isso Augusto se fechou ainda mais, e se tornou ao mesmo tempo pai e mãe de Clara, e apesar de muito próximos, Clara e ele não tinham intimidades para conversar de assuntos que ela necessitava, e deve ser por isso um dos motivos por Clara ter se fechado também. 



O livro consegue abordar muitos assuntos em um só tema, a adolescência. Aborda o amor, a fé em Deus, o bullying, como é ser abandonada pelos pais na infância, a gravidez na adolescência, o perigo das ruas, como você precisa conhecer uma pessoa sem a necessidade de julgá-la e muitos outros assuntos...

Eu indico muito esse livro, é o tipo de livro que todo mundo tem que ler um dia, pois sem nenhum pingo de auto-ajuda nós refletimos muito e aprendemos muito também. Eu adoro esse tipo de livro, em que os personagens vão amadurecendo ao longo do tempo e juntos, é como se fosse um engajamento para você começar a refletir nas coisas que está fazendo da vida.
Essa capa é linda, a edição gráfica está muito boa. A única coisa que me incomodou um pouco foi o fato da fonte estar um pouco pequena e o espaçamento poderia ser maior, mas nada que prejudique a leitura. 

E se você é professor, é um ótimo livro para passar em sala de aula, pois além de retratar muitos temas da adolescência, ao final do livro ainda podemos nos deparar com um "Roteiro de Estudos" no qual contém questões relacionadas ao livro.

     Autor(a): Ana Faria | Páginas: 231 | Editora: Ases da Literatura | Classificação: 5/5

20 comentários:

  1. Olá! Essa é a primeira resenha que leio sobre esse livro, que não conhecia. Fiquei bem empolgada! Sua resenha ficou ótima e você ressaltou pontos muito interessantes sobre a obra, como o fato de ser uma narrativa com bastante reflexão e ensinamentos, mesmo não se tratando de um autoajuda!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!!
      Espero que um dia tenha a oportunidade de ler.
      Beijos

      Excluir
  2. Olá, não conhecia essa obra e a autora. Achei a capa muito bonita, a sua resenha ficou muito boa, você foi objetiva e demonostrou os pontos interessante da trama, da narrativa. Parabéns. www.sagaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá, é tão bom quando ficamos envolvidos com a leitura. Não conhecia a obra, mas depois dessa resenha vou procurar saber mais. Valeu a dica!

    Abraços
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  4. Olá :)
    Não conhecia a obra mas a capa já me ganhou <3 Achei bem interessante todos os pontos que você ressaltou na resenha.
    Abraço
    http://interessantedeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oie, ainda não conhecia esse livro e nem a autora. Esse é um daqueles livros que já pela capa me chama a atenção mas a sinopse deixa um pouco a desejar, mas com a resenha aquela vontade que a capa trouxe volta ainda maior (risos!).

    Frases, Trechos e Pensamentos

    ResponderExcluir
  6. ola! achei bem interessante o livro. Eu não conhecia!

    até mais!
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  7. Oie
    eu amo essa capa e sou louca para ler o livro desde sempre mas ainda não tive oportunidade, sua resenha me deioxu bem curiosa e eu também, prefiro em primeira pessoa a narrativa mas sei como é quando alguma são tão bem escritas que conquistam, que bom que gostou do livro

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico imensamente feliz que gostou da resenha, espero que tenha a oportunidade de ler o mais breve possível esse livro.
      Beijos

      Excluir
  8. Que capa linda ♥
    Não conhecia o livro, mas gosto demais desses que vão nos mostrando o amadurecimento dos personagens e nos leva a refletir.
    E sendo livro bom para se indicar para alunos, gosto mais ainda hehe

    Beijos,
    Kemmy - Duas Leitoras|Vem participar da resenha premiada e top comentarista de abril ♥

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Não conhecia o livro e achei a premissa muito boa, adoro livros com esses assuntos. Livros infanto-juvenis são ótimos e sempre me agradam. Gostei muito e quero muito ler, já estou adicionando na lista de desejados!

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  10. Oi Bárbara, tudo bem???
    Eu conheci esse livro faz um tempinho já e sempre tive vontade de ler, mas ainda não tive a oportunidade :( São tantos livros para adquirir e ler que as vezes não conseguimos dar conta de todos :P
    Mas fico muito feliz que tenha curtido a obra. Adoro livros assim, voltados para um público mais jovem :)
    beijoooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo, são tantos livros :(
      Fico feliz que gostou, espero que um dia tenha a oportunidade de lê-lo.
      Beijos

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...