21.9.16

Resenha: O Ano Em Que Te Conheci - Cecelia Ahern

A resenha de hoje é do livro "O Ano em que te conheci", da autora Cecelia Ahern. Recebi esse livro em parceria com a editora Novo Conceito.
"Isso aqui é sobre eu e você, nossa queda e nossa ascensão com as estações do ano, e sobre o que aconteceu quando uma porta se fechou para nós dois."

Bem-vindos ao mundo imperfeito de Jasmine e Matt.
Vizinhos, eles não têm o menor interesse em tornarem-se amigos e nunca haviam se falado antes. Estavam sempre ocupados demais com suas carreiras para manter qualquer tipo de contato.Jasmine, mesmo sem nunca tê-lo encontrado, tem motivos para não suportar Matt.Ambos estão em uma licença forçada do trabalho e sofrendo com seus dramas familiares. Eles precisam de ajuda.
Na véspera de Ano-Novo, os olhares de Jasmine e Matt se encontram de forma inusitada pela primeira vez. Eles têm muito tempo livre e precisam rever seus conceitos para poder seguir em frente. Conforme as estações do ano passam, uma amizade improvável lentamente começa a florescer.
Uma história dramática, original e divertida como só Cecelia Ahern é capaz de escrever.


Nesse livro, conhecemos a história de Jasmine, uma mulher de 34 anos, independente e que é muito focada em seu trabalho. Porém, ela acabou de ser demitida, e recebeu uma licença de 1 ano para que não vá trabalhar para concorrência. Para ela, isso é uma tortura, pois sempre teve uma agenda muito lotada e seguia toda a sua rotina, e quando se vê parada dentro de casa sem fazer nada, quase vai a loucura.

Matt Marshall é vizinho de Jasmine, e locutor de uma famosa rádio. Ele está passando por uma crise familiar, sua esposa e sua família cansou do seu descaso. pois quase todas as noites chegava bêbado em casa e ficava gritando para sua esposa abrir a porta, e ele acabou de também ser afastado do seu trabalho.
"Distância é tudo o que posso dar a alguém que não consigo compreender."
Jasmine tem um ódio mortal por Matt, mas não sabe o real motivo, talvez seja essa grosseria e ignorância com que ele trata as pessoas a sua volta. Até que, entediados de ficarem em casa, eles vão se aproximando um do outro, e é quando surge uma amizade no meio essa tempestade toda, e que podemos dizer que foi a amizade mais imprevisível de todas para ela.

Ela então começa a cuidar do seu jardim, já que tem um longo tempo livre pela frente, e essas cenas em que ela está cuidando do seu jardim, acontece muita coisa engraçada, e possamos dizer assim, que o jardim é o reflexo de Jasmine, quando ela está de bem com a vida, seu jardim floresce, e quando não está tão bem assim, parece que passou um furacão pelo seu jardim.
"Meu jardim é o espelho de quem sou."
Um dos personagens que mais me cativaram no livro, foi a Heather, irmã de Jasmine, ela tem Síndrome de Down. Ela é mais velha que Jasmine, e apesar de ter essa doença, muitas partes do livro, ela parece muito mais madura que a própria irmã. Ela não se deixa "levar" por ter essa síndrome, muito pelo contrário, ela é totalmente ativa e até trabalha. A mãe delas morreu de câncer, e com isso Jasmine se vê na obrigação de proteger a Heather de tudo, assim como a mãe fazia, e Heather, por ser a irmã mais velha, também quer proteger a irmã. E esse amor, essa amizade das duas é muito lindo.

Uma grande curiosidade, e diferença desse livro, é que Jasmine a todo momento se refere ao Matt, como "você" e não como "ele", como se ela estivesse escrevendo isso diretamente para ele, como se o livro fosse escrito para ele ler, para ele saber de toda as dificuldades e tudo o que ela pensa a respeito dele.

O que eu mais gostei nesse livro foi que conseguimos acompanhar a vida de todos os personagens, mesmo que seja apenas na visão de Jasmine. A trama vai acontecendo na medida em que as estações do ano vão passando, desde o inverno até o verão. Conseguimos acompanhar o amadurecimento de todos os personagens, e por muita as vezes me identifiquei muito com a protagonista, que não tem nenhum mimimi, assim como todos, tem seus sofrimentos, seus momentos de frustrações, é surpreendida pela vida muitas vezes, e apesar de muita coisa estar acontecendo com ela, ela consegue sempre se reerguer e amadurecer ainda mais.

"Eu sei que a gente nunca para mesmo, nossa jornada nunca está completa, porque nós continuaremos florescendo - assim como a lagarta que pensou que o mundo tinha acabado, e então se tornou uma borboleta."

Não sabia o que esperar dessa leitura, ainda não tinha tido o contato com a escrita da Cecelia Ahern, e posso dizer que me surpreendi. Apesar do começo do livro ter sido um pouco maçante, pois ainda não tinha me familiarizado com os personagens, o desenvolver da história compensa tudo isso. Cecelia tem uma escrita muito aconchegante, que aproxima o leitor da história.

"Posso pensar em quatro momentos transformadores para mim: o ano em que nasci, o ano em que soube que ia morrer, o ano em que minha mãe morreu e agora tenho um novo, o ano em te conheci."
Título: O Ano Em Que Te Conheci | Autor(a): Cecelia Ahern | Editora: Novo Conceito | Páginas: 336 | Nota: 4/5

34 comentários:

  1. Oiiii, tudo bem?
    Menina eu to louca para ler esse livro que você nem imagina, a história parece ser emocionante e tocante, achei a edição tão linda que cheguei imaginar ela na minha estante ahuahauahauahaua parabéns pela resenha.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Morg, super recomendo viu!!!
      Quando ler, me conta o que achou.
      Beijos

      Excluir
  2. Hello! Tudo bem?
    Até hoje nao li nada da Cecelia Ahern e olha que eu tenho varios livros dela.
    Flata de tempo e de vergonha na cara haha.
    Eu vi o lançamento de O Ano Em Que Te Conheci e achei bem interessante a premissa na epoca.
    Agora com a resenha que fui ver melhor do que se tratava e acho que vou gostar mto.
    Achei a capa linda demais.
    Beijos

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como assim??? Leia hahaha a escrita da Cecelia é muito boa!!!
      Fico feliz que gostou!
      Beijos

      Excluir
  3. Amei a premissa e aresenha.
    O engraçado que hoje no médico, tinha uma pessoa lendo e acho que era esse, pelo que pude ver da capa.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Já tive contato com a escrita da autora em P.S. Eu te amo e gostei muito.
    Quero ler essa obra e conferir de perto o desenvolvimento dessa amizade que para Jasmine era uma das mais improváveis e também conhecer seu reflexo no jardim.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que ficou interessada Mi, boa leitura!!!
      Beijos

      Excluir
  5. Oi
    Estou lendo esse livro, mas confesso que para mim a leitura não ta fluindo. Já li outros livros da autora e gostei mais. Espero que até o final do livro a leitura melhore.
    Bjus

    ResponderExcluir
  6. Oii!

    Li somente um livro da autora e gostei. Este livro está na lista das proximas aquisições rs
    Parabens pela resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que possa lê-lo em breve!
      Obrigada, beijos.

      Excluir
  7. já comigo a experiência foi maçante do inicio ao fim... achei tudo muito meio-termo, esperava mais da trama e da autora... espero ler algo diferente dela pra desmanchar essa primeira impressão negativa...Heather foi o que salvou mesmo...
    bjs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena Ma :(
      Pois é, Heather é um amorzinho!!!
      Beijos

      Excluir
  8. Ainda li nada Cecelia, e talvez não leia nesse momento. Alguma nas obras dela não me atrai. Vou deixar passar a dica. Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá, Bárbara! Que delícia deve ser esse livro! A capa já me encanta, a sinopse a a sua resenha mais ainda! E que curioso como o livro parece ser escrito (sobre o "você" no lugar de "ele"). Fico ainda mais curiosa com a leitura!
    Parabéns pela resenha e obrigada pela indicação!

    Bjs,
    Yohana Sanfer
    http://www.papelpalavracoracao.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Yooo, que bom que você gostou, fico super feliz!
      Obrigada, e boa leitura!!!
      Beijos

      Excluir
  10. Olá Bárbara, apesar da sua resenha mega positiva não consegui ficar curiosa para lê-lo, acho que por não ser o estilo de leitura que mais gosto. Mesmo assim adorei sua resenha.

    http://meumundo-meuestilo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. A cecelia tem uma fórmula só, mas ela é muito gostosa de ser lida. Ainda não tive a oportunidade de ler esse, mas gosto da escrita dela.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero muito ler os outros livros dela rsrs
      Beijos

      Excluir
  12. Oie
    muito legal sua resenha, eu to louca para ler o livro e espero gostar muito pois curto a autora, amei o enredo e vi vários elogios

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá Barbara, o livro tem uma história bem interessante, eu gostaria de ler para conhecer a escrita da autora.

    ResponderExcluir
  14. Oie, tudo bem? Conheci a autora através deste livro também e fiquei apaixonada, a escrita dela é cativante e o final me surpreendeu um pouco. Adorei o livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você também gostou Thaí!!! Beijos

      Excluir
  15. Oi Barbara.
    Eu ainda não li esse livro, mas ja conheço um pouco da escrita da autora e fiquei bem curiosa com essa leitura.
    Muito boa a sua resenha.

    Beijos
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oiii!
    Já vi várias resenhas sobre esse livro e todas falando super bem.
    Gostei da sua resenha, conseguiu falar sobre a história sem dar spoilers. Espero ter a oportunidade de ler esse livro, a história me atraiu bastante.
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Olá,
    Já li umas duas resenhas falando que é maçante esse livro. Já li livros dela e acho que neste ela não foi muito bem sucedida.

    http://euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitas pessoas também me falaram isso, eu só achei no começo, depois a história se desenrola...
      Beijos

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...