20.4.17

Resenha: Lavínia e a Árvore dos Tempos - Lucinei M. Campos

Livro cedido em parceria com o autor.




Lavínia é uma menina de 9, quase 10 anos, um pouquinho diferente das outras de sua idade. Sem amigos na escola, sem um contato maior com seus pais, leva uma vida muito solitária para alguém tão pequeno. Seu único amigo, Leo, é quem divide com ela os anseios e questionamentos de sua infância, suas arquitetadas fugas dos Valentões e Marrentinhas que a perseguem na escola. Tudo muda quando recebe de presente uma fada, chamado Lorivaldo e que odeia seres humanos. Juntos, vão descobrir a magia escondida no mundo e os segredos da Árvore dos Tempos.



Nesse livro somos apresentados harmoniosamente a Lavínia, nossa querida protagonista de 9 anos, quase 10. Ela mora com seus pais no Rio de Janeiro. Ela odiava sua vida escolar, todo mundo a odiava na escola sem nenhum motivo concreto, Lavínia só tinha um amigo e ele nem era da sua escola. Léo morava perto da casa dela e ele sempre ia lá todas as tardes para brincarem.

Até que um belo dia Lavínia recebe Lorivaldo, uma fada protetora. Sim, é fada, para eles não existe "fado". Porém, a tal fada odeia humanos e só está sendo protetor de Lavínia pois está cumprindo uma pena por um crime que cometeu em seu mundo. Na verdade, Lorivaldo se chama Laus, ele teve que trocar de nome e até de "costume" pois entraria em contato com um humano e o mesmo deveria aderir aos costumes de alguma região do país. Lorivaldo foi escolhido para representar a região do norte, onde o nome, a aparência, a vestimenta, e até o jeito de falar foi afetado.



Lavínia apesar de sua personalidade forte, tenta a todo custo ao longo da história se aproximar de Lorivaldo e até apresenta seu amigo Léo para ele, porém Lorivaldo continua com as grosserias e com o jeito duro de ser, pois odiava humanos. Vamos conhecendo também juntamente com Lavínia alguns outros seres diferentes, amigos e inimigos de Lorivaldo e especialmente um goblin chamado Dagoberto, ele é responsável por tomar conta do Lorivaldo, por vigiá-lo, para que ele não faça nada de errada e nem abandone o posto de fada. E um grande ponto do livro é esse, já que Lavínia é uma humana ela não conseguiria vê-lo, mas por incrível que pareça Lavínia consegue ver e se comunicar com o Dagoberto. E a partir daí surge em todos uma grande dúvida e uma grande curiosidade e anseio para desvendar esse mistério e saber de fato o porquê disso tudo. 

O porquê do Lorivaldo estar cumprindo uma pena, o porquê dele odiar os humanos e especialmente o porquê da Lavínia conseguir ver os outros seres vocês só descobrirão lendo esse livro rsrs, que por sinal é incrível, o Lucinei tem uma escrita simples, direta mas ao mesmo tempo intensamente cativante que te prende do início ao final da leitura. Recomendadíssimo!!!


Título: Lavínia e a Árvore dos Tempos | Autor: Lucinei Campos | Editora: Independente | Nº de páginas: 236 Nota: 5/5


SOBRE O AUTOR:



Nascido em 16 de outubro de 1983, Lucinei M. Campos é um jovem professor e escritor de alma e profissão. Carioca, foi criado nas ruas da Maré, um dos maiores complexos de favelas do Rio.
Formou-se em História e se especializou em História da África e da Diáspora Africana no Brasil. Divide sua carreira de escritor lecionando na rede pública estadual de ensino local para jovens, adolescentes e pré-adolescentes.
Atua no mercado literário como autor independente, sendo conhecido como o Mago Branco, devido à fantasia de um dos personagens de seus livros, que utiliza em suas apresentações. Além da série Lavínia, acaba de lançar o romance juvenil Violeta não Sabe Amar, sua primeira obra no formato digital.
Ambos os livros são infanto juvenis que abordam ao mesmo tempo fantasia e realidade, com temas recorrentes e atuais, mas com leveza e humor. Talvez por isso, tem sido muito bem aceito entre esse público e os demais, estando sempre presentes em eventos do ramo, inclusive em outros estados. Em 2016, os livros percorreram importantes eventos literários, como o Flipoços, o Salão do Livro Vale do Aço, as bienais do livro de Minas e de Juiz de Fora; além da de São Paulo e de Brasília.


E-mail: livro.lavinia@gmail.com.br

Facebook: /Lucinei M.Campos

/LucineiMCampos

/LaviniaeaArvoredosTempos

Instagram: @lucineimcampos

14 comentários:

  1. Oiii
    Pelo que li na resenha, o livro parece ter uma leitura bem legal voltada para as crianças pré-adolescente. Um livro bacana pra quem está embarcando agora nesse mundo literário.
    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Olá, Bárbara.
    Que capa linda e história deliciosa. Com toda certeza eu leria esse livro só para saber mais a respeito da fada e da Lavinia. Mesmo não sendo geralmente meu gênero alvo, eu daria uma chance! Que bom que o livro prende o leitor, mais um ponto positivo para mim realizar a leitura!

    ResponderExcluir
  3. Oie! Adorei sua resenha e o carinho com a minha filhinha! Muito obrigado pelo espaço! Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oie,
    Essa capa não é linda, mas tem algo em especial – me chamou a atenção!
    Sua resenha está uma graça, mas o livro não me chama a atenção não! Dessa vez passo a dica!

    Beijoka!

    ResponderExcluir
  5. Oi Bárbara, tudo bem???
    Esse livro parece ser bem gostosinho de ler... confesso que quando comecei a ler a resenha me senti consternada, porque a minha filha está passando por algo assim na escola. Mas mesmo não sendo uma leitura que eu faria, achei uma fofura a premissa. Pelo que percebi o autor teve todo um cuidado em criar a história para as crianças desta faixa etária. Curti. Xero!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Di, fico feliz que tenha gostado...
      E desejo energias positivas para você e sua filhinha, sei que não é algo fácil!
      Beijos

      Excluir
  6. Oi, Bárbara!
    Esse livro tem sido muito comentado no meu literário e pela primeira vez - após várias resenhas -, consegui ver a moral do livro e ter certo interesse por ele a ponto de querer ler.
    Parabéns por isso <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo Aline!!!!
      Espero que tenha a oportunidade de lê-lo e que goste.
      Bjs

      Excluir
  7. Oi Bárbara, tudo bem?

    Se já quero ler esse livro? Com toda certeza! Eu adoro obras que são voltadas para o público infantil, pois elas carregam uma áurea jovem que consegue acalentar todos os corações. Fiquei bem curiosa para saber o que causou a pena ao "fado" é como a protagonista irá trazê-lo para o mundo dela. Os temas abordados, Como bullying é outra coisa que chama a minha atenção. Adorei!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alice, fico extremamente feliz que você tenha gostado!!!
      Bjinhos

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...