13.6.15

Entrevistando: Escritor ADhemyr Fortunatto.

Oi pessoal, tudo bem?
É a minha primeira entrevista aqui no blog, e eu espero que vocês gostem.
Entrevistei o escritor ADhemyr Fortunatto, do livro "Reflexões de um sujeito à toa" e que eu já resenhei aqui no blog. Link aqui
Vou deixar aqui também, o link do facebook do ADhemyr e o blog.

Então vamos para as perguntas...


1-Qual foi sua trajetória para escrever o livro ”Reflexões de um sujeito à toa”? 

Até certo tempo da minha vida eu nunca ou pouco tinha lido crônicas. Um dia o Editor do jornal me pediu para escrever um texto para um anúncio. Tão logo apresentei o texto, ele disse: Mas isso não é um anúncio, é uma crônica. E aí me concedeu um espaço no jornal. E desde então (há mais de seis anos), venho criando textos, agora reunidos nesse livro. 

2-O que o motivou? 

Comecei a escrever os textos desse livro sem nenhuma intenção a mais, do que os ver publicados na minha coluna do Jornal. O fato de ter virado um livro decorreu de sugestões dos próprios leitores do jornal. 

3-Você se identifica com algum personagem ou conto? Ou todos os personagens tem um pouquinho da personalidade do ADhemyr? 

Sim, muitos personagens têm um pouco de mim. Não posso negar! (Rsrsrs). 

4-Qual o seu maior sonho? 

Viver da Literatura. 

5-Pelo o que eu posso deduzir você também lê muitos livros. Quando começou essa paixão pela leitura? E qual o seu livro de cabeceira? 

Ainda pré-adolescente, quando terminei o curso primário. Fui o melhor da classe, e aí a professora me presenteou com um livro. A partir de então não parei mais de ler. Posso dizer que o meu livro de cabeceira é Dom Casmurro, de Machado de Assis. 

6- Atualmente, você está escrevendo algum outro livro? Se sim, pode nos falar um pouco sobre ele ou outro trabalho que esteja fazendo em relação a esse mundo literário? 

Estou concluindo um livro que tem um enredo, diferente do Reflexões, com uma sequência de fatos, ou seja, uma história, em que foco principalmente o humor. Pretendo que seja lançado no início de 2016. 

7- O que você acha sobre o mercado para autores nacionais? É difícil, dá para viver apenas como escritor? 

É um mercado dificílimo porque pouquíssimas pessoas leem autores nacionais. Viver apenas como escritor no Brasil é para poucos. 

8- Quais são suas dicas básicas para quem quer escrever um livro? 

Ler principalmente os clássicos da língua portuguesa. Manter-se atualizado também em relação aos novos lançamentos literários, bem como ler jornais, revistas etc. O escritor, em minha opinião, tem que ser uma pessoa atualizada sempre. Mas só isso ainda não basta, --- hoje em dia o escritor tem que interagir com seus leitores, não ser mais aquele ser distante, circunspecto, silencioso, tímido; muitas vezes tido, injustamente, como um intelectual chato. 

9- Como é sua rotina para escrever? O senhor tem alguma rotina, alguma disciplina, um horário determinado ou escreve quando surge oportunidade? 

Gostaria de ter disciplina, horário determinado, essas coisas (rsrsrs...). Logo, escrevo quando vem a inspiração. E isso pode ser em locais e em horários os mais diversos. Aí, quando entabulo mesmo a história, sou obrigado a ter uma rotina. E isso me custa, pois não gosto de rotina nenhuma. 

10- Para finalizar, deixe uma frase aqui que expresse bem o que está vivendo agora, ou que pretende para o futuro. 

Escrever para mim é algo muito solitário. E a única coisa que compensa tantas horas de solidão é o carinho do leitor.



E queria deixar essa imagem aqui da minha resenha publicada no Jornal Notícias, na coluna do ADhemyr. Mais uma vez, muito obrigada por todo o apoio!


É isso, eu espero muito que vocês tenham gostado, e para quem quiser adquirir o livro do ADhemyr, entre em contato com ele pela page do Facebook (link lá em cima)., que ele lhe dará mais informações.
Beijos.

4 comentários:

  1. Agradeço a oportunidade, Barbara. E parabéns pelos serviços prestados à Literatura. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Oiieeee, tudo bem? Parabéns pela entrevista Bárbara! O preconceito existe e espero que vá diminuindo, pelo menos aos poucos, e que as pessoas entendam que Brasil também é literatura! ;) Bjs
    folheandominhavida.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também espero que isso aconteça Bela rs.
      Obrigada pela visitinha.
      Bjs

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...