8.6.16

Resenha: Holy Cow - David Duchovny

Hoje trago para vocês a resenha de um livro um tanto quanto inusitado, mas com uma boa história...


Uma aventura irreverente e itinerante com muita personalidade, e uma heroína quadrúpede que você não vai esquecer tão cedo.
Elsie Bovary é uma vaca muito feliz em sua bovinidade. Até o dia que resolve sair sorrateiramente do pasto e se vê atraída pela casa da fazenda. Através da janela, observa a família do fazendeiro reunida em volta de um Deus Caixa luminoso – e o que o Deus Caixa revela sobre algo chamado “fazenda industrial” deixa Elsie e tudo o que ela sabia sobre seu mundo de pernas para o ar. A única saída? Fugir para um mundo melhor e mais seguro. Assim, um grupo para lá de heterogêneo é formado: Elsie; Shalom, um porco rabugento que acaba de se converter ao judaísmo; e Tom, um peru tranquilão que não sabe voar, mas que com o bico consegue usar um iPhone como ninguém. Munidos de passaportes falsos e disfarçados de seres humanos, eles fogem da fazenda e é aí que a aventura deles alça voo – literalmente.
Elsie é uma narradora marrenta e espirituosa; Tom dá conselhos psiquiátricos com um sotaque alemão um tanto forçado; e Shalom, sem querer, acaba unindo israelenses e palestinos. As criaturas carismáticas de David Duchovny indicam o caminho para um entendimento e uma aceitação mútuos dos quais esse planeta tanto precisa.


O livro é narrado em primeira pessoa por Elsie, uma vaca, sim uma vaca, não uma simples vaca, é A VACA! Elsie leva uma vida em uma fazenda americana, normal (para um vaca), todos os dias a mesma coisa, a mesma rotina, mas ela gostava dessa rotina. Acordava, era ordenhada, um banho de sol, voltava, ordenha, dormia... Elsie vai nos contando sobre sua vida, o que sentia, sobre sua mãe, amigos, tudo parece tão monótono, que você pensa só uma coisa: "vai ser assim pelo resto do livro, até chegar a hora da morte de Elsie, a história dessa vaca não vai sair dessa fazenda". Me enganei!

Até que um dia ela vê pela janela da casa da família fazendeira, uma reportagem na televisão sobre o que acontece com a vida das vacas mundo afora, que são abatidas em matadouros. Elsie começa a refletir sobre sua existência, e cada dia fica mais triste. Até que numa segunda ocasião, vê outra reportagem, falando que na Índia as vacas são sagradas!!!



A partir disso, a vaca que até então levava uma vida acomodada, começa a refletir sobre aquilo e bola um plano para viajar até aquele país onde as vacas era veneradas e tratadas como deuses. Antes mesmo de concluir seu plano, ela já tinha um time viajante completo, ela não ia mais sozinha, ia acompanhada do seu amigo Tom, o peru, e Shalom, o porco. Mas os destinos são diferentes, Shalom quer ir pra Israel, pois acha que lá estará protegido, e Tom quer ir pra Turquia, pois acredita que é de lá as suas origens.
E é aí que tudo começa, a aventura de sair da fazenda, caminhar até a cidade, e depois conseguir entrar em um avião não será nada fácil. E tudo fica ainda mais intenso quando chegam aos países desejados...

A escrita do autor, é uma escrita bem leve e de um pingo humorístico que realmente é humorístico, você dá boas risadas com esse livro. E querendo ou não, mesmo indiretamente, ele trás consigo algumas reflexões sobre o universo dos humanos, e algumas reflexões sobre nossas vidas através do ponto de vista dos animais.

Super recomendo a leitura, principalmente para quem quer dar boas gargalhadas, e ter uma leitura leve. 


Título: Holy Cow | Autor(a): David Duchovny | Editora: Record | Páginas: 208

28 comentários:

  1. Olá!
    Já li diversas resenhas sobre esse livro e gostei de todas.
    Em breve vou ler, esse já está na minha lista.
    Gostei muito desse post.
    Beijos.

    meumundosecreto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom!!! Depois conta pra gente o que achou.
      Beijos

      Excluir
  2. Oi, como vai?

    Não conhecia o livros, mas, gostei bastante da premissa e da sua resenha. Espero poder ler em breve. Obrigada pela dica!

    http://www.cristinadeutsch.org/
    Saudações literárias.
    Beijos no ♥

    ResponderExcluir
  3. Sou louca por esse livro, me lembra um pouco um desenho que eu via e também revolução dos bichos. Além disso, um dos meus animais preferidos são as vacas <3 Adorei a resenha e espero ler um dia. - Joanna Amaro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também me lembrou um pouco A Revolução dos Bichos rsrs
      Beijos

      Excluir
  4. Olá!
    Acho que nunca li nenhum livro que o protagonista fosse um animal. Não que eu me lembre, rs.
    Achei a premissa do livro uma graça e a sua resenha ficou ótima, quero muito ler esse divertido livro!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Comecei a rir com a capa e continuei até o fim da descrição do livro. Gente, que criatividade, amei! Já quero ler, como vou deixar passar a história de uma vaca que quer ir pra índia?! Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  6. Deve ser uma leitura bem divertida! Adorei a Elsie passar por essas etapas, de primeiro se desencantar com o destino das vacas em geral e depois descobrir que elas são sagradas na Índia e traçar um plano pra chegar lá! rs... Com certeza vou querer ler.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é uma história bem inusitada!!! Vale a pena ler
      Beijos

      Excluir
  7. Olá!
    Eu vi esse livro em alguns canais literários e achei bem curiosa a premissa, mas não é uma leitura que me agradaria mesmo gostando de histórias leves e divertidas.

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  8. Oioi! Tudo bem?
    Fiquei louca ao saber que David Duchovny escrevia, sempre gostei da atuação dele no x-Files.
    Holy Cow foi uma bela surpresa, me via lendo algo que uma vaca até engraçado.
    O livro é engraçadinho, eu adorei a leitura.
    Beijos

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, esse livro é realmente um amorzinho!!!

      Excluir
  9. Olá,
    Mesmo gostando de livros com humor, não consegui gostar muito da sinopse e do que este livro propõe, talvez eu goste de outro tipo de humor, mesmo assim é uma dica diferente do que costumamos a ver.

    http://euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, essa diferença foi o que me atraiu no livro.
      Beijos

      Excluir
  10. Oie
    recebi o livro mas sinceramente não irei ler tão cedo ahhaha não é um livro que chamou minha atenção e não é um gênero que me atraia tanto mas bem legal sua resenha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. QUE LIVRO DIFERENTE!!!! Fiquei aqui pensando se ele envolveria, de certa forma, a luta de veganos e vegetarianos. Tô curiosa pra saber como essa trama se desenrola sos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahah será!?
      quando ler, me conta o que achou!!!

      Excluir
  12. Eu queria demais ter gostado desse livro, mas a narrativa não combinou muito comigo.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá Bárbara, essa obra é bem interessante. Já li diversas resenhas e cada vez fico mais curiosa...quero ler.

    Abraços

    ResponderExcluir
  14. Eu adorei a leitura desse livro. Ele é leve e ao mesmo tempo trás algumas discussões bem legais para gente. Gostei da forma como o livro foi narrado e adorei todos os personagens.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura || Participe do top comentarista de julho e concorra aos livros O Amor nos Tempos de #Like e Em Algum Lugar nas Estrelas

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...