20.12.17

Resenha: A vida é uma grande boca - Henrique Rojas


SINOPSE: "A vida é uma grande boca” é uma coletânea de crônicas sobre o cotidiano. Do desconforto de passar pelo detector de metais a eterna frustração do sabonete líquido que não faz espuma, o autor aborda a vida adulta com os olhos de quem nunca deixou de ter as dúvidas de um adolescente.

Se eu falar que li esse livro em 20 minutos, foi muito. Uma leitura extremamente deliciosa, leve, rápida e super descontraída. Uma coletânea de crônicas sobre o cotidiano, sobre momentos da nossa vida, experiências do autor que muitas vezes pude me identificar. 

O autor, Henrique Rojas, conseguiu transpassar em palavras acontecimentos da nossa vida, que podem parecer normais para nós, de uma forma muito espontânea e icônica.


Entre as 31 crônicas contidos no livro, escolhi 7 que foram as minhas preferidas. Em geral, as crônicas me conquistaram muito, só algumas que não me atraíram, não sei foi pelo tema ou por simplesmente não me identificar. 

A primeira é "A Vida é uma grande boca" com o mesmo título do livro, o autor faz um comparação ótima, entre os dentes da nossa boca e as pessoas que conhecemos ao longo da vida.
"Afinal de contas, uma vida banguela é uma vida sem graça ;)"

"Precisamos falar", nessa crônica o autor cita alguns acontecimentos do nosso dia a dia que muitas vezes passam despercebidos por nós, pois estamos tão acostumados com isso que achamos normal. Desde pessoas que furam fila até quem fica parado na porta do trem impedindo a passagem dos demais.

"O melhor tipo de gente", não preciso falar nada sobre essa crônica, apenas citar dois trechos do livro:

"Tem família de sangue e do coração; Tem melhor amigo de escola e da vida toda. Tem amor de verão, platônico e vidas passadas. Mas o melhor tipo de gente é - e sempre será- criança."
"É por isso que arrisco dizer que todos os adultos deveriam ser mais crianças, com mais verdades e menos vergonhas. Mais sinceridade e menos dores. Mais transparências e menos dedos. Não tenho dúvida alguma de que, assim, seria muito mais fácil e simples de viver."

"Amor à primeira vista", crônica maravilhosa, eu quase grifei ela inteira, até postei nos stories do Instagram (@blogmyselfhere).
"Amores acontecem à segunda, terceira, quarta, vigésima-sexta vista. Precisam de  tempo, empenho, conversas, trabalho. Amores verdadeiros precisam que ambos os lados reconheçam o que agradam e desagrada, atrai e retrai, o que são e serão daqui a 15 minutos. O coração bate, mas a cabeça nunca para."

"Quando acontece" é sobre coisas que não estamos esperando mas geralmente acontecem na nossa vida, e no final o o que importa mesmo é sermos nós mesmos e enfrentar tudo isso. 

Esse texto é bem descontraído, o autor tenta fazer um HAIKAI, saiu bem espontâneo mesmo. "Maldito Haikai".

E por fim, mas não menos divertido, na crônica "E se" o autor cita alguns acontecimentos importantes que não sabemos como seria se tivessem acontecidos de forma diferente.



E para finalizar a resenha, quero citar alguns quotes que me marcaram bastante durante a leitura desse livro:

"Pode ser que você tenha sofrido, pode ser que coisas estranhas tenham acontecido, mas, passado o tempo, nós normalmente ficamos somente com o que foi bom."

"Não acontece todo dia, mas às vezes acontece de a gente parar para respirar fundo. E aí faz toda diferença ser a gente mesmo."~

"[...] se apaixonar não é e nem nunca foi complicado. Seja pela cor dos olhos ou pelo gosto musical, nos apaixonamos com uma facilidade incrível quase todos os dias."

"E para quem perguntar sobre pró-atividade, minha resposta é honesta: ela só existe para ganhar mais prazo. Até porque tempo, meus amigos, não se ganha; se conquista."

E aí, o que acharam? Eu, particularmente, adorei esse livro e recomendo muito!!!

Título: A vida é uma grande boca| Autor: Henrique Rojas | Editora: Alternativa Books | Nº de páginas: 80| Nota: 4,5/5   SKOOB

10 comentários:

  1. Nossa que graça, eu não sabia sobre, eu não sou chegada a contos, mas as vezes é bom para quebrar aquele clima de leitura densa né?! Fico mais do que satisfeita de saber que gostou, parabéns pela resenha.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Que capa diferente! Não sou muito fã de contos, mas estou tentando mudar isso, então leria esse livro sim.

    ;*

    ResponderExcluir
  3. Hey, Bárbara!

    Apesar do seu entusiasmo ao falar do livro e do pouquíssimo tempo que a leitura requer, não consegui me interessar. Eu não sou muito fã de contos e crônicas. Até leio, mas é muito raro. Mas também as histórias do cotidiano não chamam tanto a minha atenção.
    Mas que bom que pra você a leitura foi agradável. É isso que importa, né?

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oie
    adorei ler um pouco sobre o livro, não conhecia mas o pouco que vc falou foi o suficiente para me deixar muito curiosa, parece valer mega a pena, desejo sucesso ao autor e espero ter oportunidade de ler em breve

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi
    Fique na dúvida se o livro é de contos ou de crônicas, ms tudo bem,pois eu gosto dos dois gêneros. Gosto muito de tetos que fazem reflexões sobre o cotidiano, parece ser um bom livro.
    bjus

    ResponderExcluir
  6. Olá, ainda não conhecia esse livro, mas depois de ler seu post, já fiquei com vontade de ler ele todo, pois gosto bastante de crônicas. E que título interessante!

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?

    Eu adorei as fotos e as quotes, gostei também da sua resenha que ficou bem objetiva, parece ser uma boa leitura e gosto de textos reflexivos. Dica anotada!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Gosto bastante de ler contos! Tenho muita facilidade em gostar deles, ainda mais se tratando de histórias do cotidiano.
    Ótima dica!

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  9. Não é muito o meu tipo de livro porque eu não gosto de contos, mas parece ser uma leitura divertida.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Adoro crônicas, adorei o título e a capa, certamente, leria. livros assim são despretensiosos e causa um enorme impacto sobre como vemos o dia a dia.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...