15.1.18

Resenha: "Bela Gratidão" - Corey Ann Haydu




Sinopse: Um romance sobre amadurecimento e a dureza de crescer em uma cultura que exige das mulheres nada menos que a perfeição. Corey Ann Haydu explora as complexidades da família, os limites do amor e quão duro é crescer em uma cultura que premia a beleza acima de qualquer outra coisa e cobra das mulheres nada menos que a perfeição. Uma leitura atual que dialoga direta e honestamente com a multiplicidade de questões enfrentadas por adolescentes e jovens no mundo todo – a confusão do primeiro amor, os dramas familiares e a construção da própria identidade no meio de toda essa loucura. O livro está cheio de personagens realistas, que tropeçam nos próprios medos e cometem erros com alguns dos quais é impossível não se identificar. Montana e sua irmã Arizona têm um pacto desde que a mãe as deixou: São elas duas contra todo o mundo. Com o pai sempre imerso em relacionamentos tóxicos e uma sucessão de madrastas essa foi a maneira que encontraram de seguir em frente. Mas agora que Arizona foi para a faculdade Montana se sente deixada pra trás e perdida, mergulhando em uma amizade vertiginosa e empolgante com a ousada Karissa. No meio disso tudo, Montana encontra uma distração em Bernardo. Resta saber se Montana têm a confiança necessária no que sentem um pelo outro para encaixar Bernardo na sua vida imperfeita.

Recebi esse exemplar e o livro Entre as Estrelas do Grupo Editorial Record em comemoração aos 75 anos de aniversário da editora. Muito obrigada por nos proporcionarem muitas histórias, e livros que nos fazem viajar para diversos lugares!!!


"Bela Gratidão" é escrito por Corey Ann Haydu, a mesma autora de "Uma História de Amor e TOC" que eu ainda não li, mas já solicitei troca no Skoob, então em breve terei ele em mãos, pois é um livro que eu queria muito ler, e só depois de começar "Bela Gratidão" eu descobri que era da mesma autora, o que me deixou ainda mais empolgada!!!

"Tem algo melhor do que gostar de alguém que você nunca achou que poderia gostar?"

 Nesse livro conhecemos Montana, uma adolescente de 17 anos e o livro é inteiro narrado por ela. O que é ótimo, pois como ela é a personagem principal, podemos acompanhar de perto todos os seus sentimentos, experiências, opiniões, mudanças e coisas pelas quais ela se sente grata...



Montana e sua irmã Arizona foram abandonadas pela mãe quando ainda eram bem crianças, Motana com 8 e Arizona com 11. E hoje elas moram com o pai, um cirurgião plástico, e também já moraram com várias namoradas que o pai já teve e Montana foi obrigada a conviver com todas essas mudanças e que nenhuma deu certo.

Um outro problema que incomoda muito Mon é o fato do pai exercer a sua profissão de uma forma muito radical. Para o pai dela todas as mulheres devem ser perfeitas, com o nariz no lugar, a orelha no ângulo certo e pelo o que ela descreve é algo realmente assustador a vontade que o pai tem em mudar a aparência das pessoas. Tanto é que em um dos aniversário dela, o seu pai lhe dá de presente um vale plástica. Chega a ser ridícula as atitudes dele e eu consegui sentir o "nojo" que a Mon tem disso.

A adolescente se sente ainda mais sozinha quando a irmã decide ir pra faculdade, já que elas sempre foram muito próximas e sempre tiveram uma a outra. Montana então conhece Karissa, uma garota que conheceu nas aulas de teatro. Karissa então, a partir desse dia começa a ter um papel muito importante na vida de Mon, até então é algo muito bom..

"Parece idiotice querer ser a pessoa mais importante na vida de alguém. Mas sei que outras pessoas têm isso. Então não vejo motivo para que eu também não possa."

Uma outra pessoa muito importante nessa história também é Bernardo, um garoto lindo, romântico e que encanta Montana logo de cara. Eles passam a flertar no parque e é algo muito lindo pois o flerte deles é a partir de livros, cada dia os dois leem um livro e vão conhecendo o gosto do outro mesmo sem se falarem.



Até que o verão chega e Arizona volta pra casa para passar as férias. E eis que Sean Varren, o pai das meninas, anuncia mais uma namorada, segundo ele é a namorada mais diferente e que as meninas terão que aprender a conviver e de alguma forte aceitar. 

Quero dar destaque a mais uma personagem, Natasha. Ela é um das ex do pai das meninas, e apesar de Arizona odiá-la, Montana meio que sente uma ligação muito forte com ela e com a nova família dela principalmente com as duas filhas. Mon costuma visitá-la quando se sente triste, e o título desse livro é graças a essa mulher, pois ela ensinou Montana a escrever em uma caderno todas as coisas pelas quais ela se sente grata mesmo que sua vida seja a maior turbulência. Isso foi algo realmente que me marcou nesse livro e até me inspirou a começar a perceber coisas positivas ao meu redor em meio ao caos. 


"Talvez eu seja esse tipo maravilhoso de pessoa capaz de perdoar e seguir em frente, mas ao mesmo tempo ser forte e seguir os meus princípios. Gosto de pensar que dentro de mim mora essa pessoa bondosa, justa e excelente."

Em relação a escrita da autora eu achei razoável, flui em certas partes mas tem alguns capítulos que foram muito arrastados pra mim. A Corey colocou muitos detalhes em algumas partes e alguns acontecimentos foram muito repetitivos, o que deixa a leitura um pouco cansativa. Mas em geral é uma escrita ok, normal. Estou ansiosa para ler o outro livro da autora.

Dei nota 3,5 justamente pelos fatos citados acima, mas não considerem uma nota ruim pois de fato esse livro merece ser lido, tem uma estória linda de amadurecimento e de como nós podemos lidar com alguns fatos da nossa vida...

"Porque esperança é espaço. É ter espaço para algo mesmo quando as coisas estão se amontoando umas nas outras e fica difícil se mover."

Título: Bela Gratidão | Autora: Corey Ann Haydu| Editora: Galera Record | Nº de páginas: 432 | Nota: 3,5/5   SKOOB

14 comentários:

  1. Menina que livro mais fofo, com toda certeza eu adoraria ler e sei que de cara seria uma ótima pedida. Gosto de livros lindos e que nos passam mensagens e coisas que sempre nos motivam a nunca desistir dos nossos sonhos e sempre sermos gratos.
    Beijinhos da Morgs <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo, Morg
      Fico feliz que você gostou!!! ❤️❤️

      Excluir
  2. Oi
    Tudo bom?
    Mesmo a autora tendo enrolado em algumas partes eu fiquei bem interessada em ler a história.
    Gostei muito das suas colocações.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Hey, Bárbara!

    Primeiramente, quero começar dizendo que eu achei a capa desse livro muito, muito fofa! E as fotos que você tirou ficaram muito bonitas!
    Porém, apesar da capa linda, não consegui me interessar pela história. Já me deu raiva do pai dessas meninas sem nem ler o livro.
    Acho que esse eu não leio, não.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa capa é realmente linda!!!
      Sim, ainda não superei a minha raiva pelo pai delas.
      Bjs

      Excluir
  4. Caramba, fiquei assustado com um pai desses! Já não basta ter que lidar com a aceitação do próprio corpo, tem que passar ainda por essa barra de um pai maníaco por plásticas :x Tenso! Achei bem interessante a premissa do livro, só me afasta a questão de ser narrado em primeira pessoa... sei que aproxima a narração de uma conversa com o leitor, mas já tá tão batido isso que acabo fugindo de livros assim. :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, é uma situação complicada dentro da casa deles.
      Tenta dar uma chance para esse livro, vale a pena!!!

      Excluir
  5. Oii
    Que pena que a leitura foi um pouco cansativa. Gostei da premissa, acho que leria. Fora que essa capa está muito fofa!
    Bjus

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Eu estou bastante curiosa para ler esse livro. Confesso que a primeira coisa que me chamou a atenção foi a capa, mas a sinopse também me atraiu muito.
    Uma pena que a escrita da autora seja arrastada e repetitiva em alguns momentos, mas que bom que a leitura ainda valeu a pena. O importante é que o livro tem uma história bonita e passa uma mensagem legal.
    Adorei sua resenha e espero ler este livro em breve.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, fico feliz que se sente atraída pelo livro. Boa leitura, me conte o que achou!!! Bjs

      Excluir
  7. Olá,
    Toda vez que leio uma resenha deste livro ele realmente me passa a sensação de ser um livro extremamente lento. E já que ele é um drama quando se escreve precisa ter cuidado com isso, eu curto ler dramas mas nada tão arrastado assim.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  8. Olá! Ainda não conhecia esse livro e fiquei curiosa.Pena não ter atingido a anota, mas vale a pena conhecer. Muito boa e sincera sua resenha. A capa é bem delicada, bjo

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...