22.1.18

Resenha: Diário de Classe: A Verdade - Isadora Faber

A História da menina que está ajudando a mudar a educação no Brasil!!!


SINOPSE: Aos 13 anos, Isadora Faber, uma estudante de escola pública de Florianópolis (SC), indignada com os problemas de ensino e infraestrutura de seu colégio resolveu criar uma página no Facebook, o Diário de Classe, para denunciá-los. Chamou a atenção da imprensa nacional e internacional, mobilizou milhares de seguidores e conseguiu as mudanças que reivindicou. Sua jornada, no entanto, foi árdua: sofreu críticas, ameaças, represálias, agressões e processos. Porém, não desistiu, e hoje tem mais de 625 mil seguidores, inspirou a criação de mais de cem Diários de Classe, já participou de inúmeras palestras e eventos, ganhou prêmios e fundou a ONG Isadora Faber, com a qual continua seu trabalho por uma educação pública de qualidade no Brasil. Mais que um relato de coragem e do poder do webativismo, este livro é um retrato perturbador da situação da educação e dos serviços públicos brasileiros, que grita por cidadania e por transformações urgentes.



Comprei esse livro porque o vi em uma promoção um tempo atrás mas só agora eu tive a oportunidade de lê-lo.

Isadora Faber, autora desse livro e também protagonista da história inteira, era uma garota de 13 anos (hoje em dia ela deve ter uns 18) e o seu maior desejo era melhorar a educação no Brasil, começando em querer consertar a sua escola. 

A escola que Isadora estudava é em Florianópolis e é de ensino público. A infraestrutura da escola estava em péssimas condições. Maçaneta e portas quebradas, ventilador queimado, fios desencapados por toda a escola, quadra sem cobertura e sem pintura, sem contar a merenda que não era uma das melhores... Vendo toda essa situação ao seu redor, a nossa pequena grande mulher decide tirar fotos dos problemas e postar no facebook, em uma página chamada "Diário de Classe" que ela criou. 

O nome da página foi ideia de sua mãe, e eu achei esse nome super criativo também porque realmente aquela página seria um diário onde a Isa postaria seu dia a dia na escola e mostraria a todos a real situação que a escola se encontrava. 

"Se o Brasil não tiver uma boa educação, não vai haver pessoas preparadas para resolver todos os outros problemas sérios do país. Se a gente não tiver educação boa, não vai conhecer nossos direitos e nossos deveres, e vai continuar deixando acontecer absurdos, que começam sempre com a ignorância."



A página após alguns dias de postagem já tinha alcançado mais de 600.000 curtidas, e não é para menos, o trabalho dessa jovem foi algo incrível e continua sendo. Ela foi realista a todo mundo e o tempo todo ela só queria aquilo que estava nos seus direitos, só queria uma escola digna, um espaço bom tanto para ela quanto para seus colegas e também para todos os funcionários da escola.

Falando em funcionários, Isadora postou em sua página alguns dos problemas com eles. Como por exemplo o professor que chegava bêbado na sala, a professora que ficava mandando indiretas para ela na aula sobre essa página, a funcionária que levava seu filho de 2 anos para o seu ambiente de trabalho e entre outras barbaridades...

E é claro que isso gerou muita repudia, muita represália dos professores, e que até processaram ela. Sim, uma garota de 13 anos recebeu uma intimação da polícia em sua casa para comparecer na delegacia...

Os colegas dela tinham medo também de sofrerem toda essa injustiça que ela sofria e com isso começaram a se afastar e quando ela precisava da ajuda deles ninguém a defendia.

"Eu achava que realmente tinha amigos, mas na hora da pressão todos recuavam. Mas eu não. Eu queria seguir em frente, e não iria parar por causa dos outros, pois era isso o que eles queriam. E se eu tivesse que ser diferente, eu tinha certeza de que seria."



Quero dar uma grande ressalva aqui para os pais de Isadora. Eles estiveram com ela, apoiando-a e ajudando-a, em todos os momentos. E isso foi de grande importância, pois com certeza sem a ajuda dos pais ela não teria conseguido, acredito eu, passar por algumas situações, pois tinham "colegas de classe" que até quiseram bater nela na hora da saída da escola. 

Esse livro foi como um soco/tiro/tapa na minha cara. Me fez sentir tão covarde, tão idiota... Eu sempre tive essa vontade também, de lutar por uma educação melhor, por escolas dignas, por professores que realmente estão dispostos a ensinar, mas eu nunca movi um dedo para nada, eu nunca levantei minha bunda da cadeira para fazer essa mudança acontecer. E deixo aqui minha total admiração por essa garota. Hoje ela tem até uma ONG em seu nome, e isso é algo que me deixou totalmente abismada e ao mesmo tempo orgulhosa de ter pessoas assim em nosso país.

Enfim, para finalizar quero deixar aqui uma citação que está no penúltimo capítulo do livro:

"Estamos em pleno século XXI, temos muita tecnologia, tudo evoluiu. Fico pensando: tanta coisa mudou, o mundo hoje é tão diferente de antes, como a educação continua a mesma? Só a escola não mudou? Se o mundo evolui, a educação tem que evoluir também, temos que ter uma educação moderna, condizente com tudo o que existe.
[...]
As redes sociais, a internet, o celular, o computador, o conhecimento todo disponível, os recursos da tecnologia não podem mais ficar de fora do dia a dia da escola. Se eles fazem parte da vida de crianças e jovens, precisam fazer parte da vida escolar. E os professores, diretores e profissionais da educação precisam aprender a lidar com isso, tanto na escola pública quanto na escola privada."


Título: Diário de Classe - A Verdade  | Autora: Isadora Faber| Editora: Gutenberg | Nº de páginas: 272| Nota: 5/5   SKOOB 

15 comentários:

  1. Que livro fascinante, cheio de coragem e vontade de gritar e querer os direitos, Isadora me conquistou profundamente, ainda mais que a trama se passa em SC, dica anotada e amei essa edição, linda demais.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo, era isso mesmo que eu queria transpassar nessa resenha!!!!
      Bjs

      Excluir
  2. Oi
    Nossa que história fascinante, imagino as coisas que ela passou por querer algo melhor.
    Vou ter que conferir essa história.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    Eu acompanhei a trajetória dessa menina logo que a página ganhou repercussão na internet e acho impossível não admirar a força e a coragem de uma menina tão novinha, mas que trouxe uma discussão tão importante. A educação básica no Brasil, salvo exceções de escolas públicas que apesar das dificuldades conseguem manter um ensino de qualidade, é completamente abandonada.
    Por já acompanhar a página e esse não ser meu estilo de leitura, não sei se leria o livro. Mas, pela admiração que sinto e pela importância do tema, talvez um dia eu acabe lendo.
    De qualquer forma, adorei sua resenha.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótima, queria ter conhecido o trabalho dela antes. Mas só por ter lido eu já me sinto como uma admiradora da força de Isadora.
      Bjs

      Excluir
  4. Olá!
    Já tinha visto esse livro, mas nunca havia me interessado. Porém, nada como uma boa resenha pra nos fazer mudar de opinião, não é mesmo? Agora fiquei curiosa!
    Adorei a resenha
    Nizete
    Coa do Leitor

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?
    Lembro quando esse livro saiu, deu bastante rebuliço. Mas fico muito feliz em ver pessoas jovens lutando pelo que é importante! Eu curto a página dela.
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  6. Oii
    Que baita livrão hem!! Deve ser realmente uma ótima leitura! Gostei muito da dica, eu não sabia dessa página. A educação é realmente um problema no país! Adorei a dica!
    Bjus

    ResponderExcluir
  7. Oie
    parece ser um livro para lá de interessante, já ouvi falar algumas vezes e sempre me interessei bastante, acho muito bom livros que tratam assuntos reais pesados, parabéns pela resenha

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?
    Adorei as fotos, a resenha ficou muito boa, eu não conhecia esse livro, parece ser uma ótima leitura, parece ser fascinante. Parabéns pela publicação, ficou ótima! Dica anotada!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Essa garotinha tem coragem e audácia por muitos, ela é fascinante e admiro o quanto ela lutou pelo ensino, não por ela mas pelos outros tbm.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...