21.3.15

Resenha: Redes Solidárias - Maria Tereza Maldonado.


Redes Solidárias é uma obra da Psicóloga e Escritora Maria Tereza Maldonado.
É um livro em terceira pessoa, no qual relata diversas situações que tecem a solidariedade.
Tudo começa quando moradores, alunos e responsáveis, resolvem se unir e reformar a escola da região, como forma voluntária mesmo.
A partir disso acabamos conhecendo outras pessoas e outras formas de ajudar o próximo também.
Conhecemos Heloísa, uma mulher de classe média alta que ajuda na confecção de velas artesãs com mulheres da comunidade. Ela tem dois filhos, Gabriel e Daniel. Gabriel é um universitário, no qual é rodeado de chances, de viagens, de lazer, mas ele tem um gosto, assim como a mãe, muito grande pela solidariedade/ajudar os outros, e construir assim uma sociedade cada vez melhor.
Heloísa acaba conhecendo Marcão um jovem quase da mesma idade de Gabriel, e com um gosto enorme também de ajudar o próximo, com isso ela apresenta um para outro, e Marcão acaba levando Gabriel para lhe ajudar na escola de informática da comunidade.
Apesar de sua mãe e seu irmão se interessar muito por essa história de voluntariar, Daniel já é diferente, no começo se mostra um menino ranzinzo, e um tanto quanto egoísta, mas na verdade, é que ele nunca tinha experimentado, e nem teve um motivo a mais para se voluntariar. Eis que surge Maria Luísa, no qual ele a conhece brincando com as criancinhas do orfanato.
Esses são os personagens principais do livro, mas também tem o Padre Jorge, a diretora da escola Dona Lurdes, Maneco o menino mais bagunceiro da classe, Zé Rodriguês, entre outros... e no fim, todos eles acabam se interessando e tecendo a solidariedade, formando assim uma "Rede Solidária".



Fui praticamente "obrigada" a ler esse livro, pois tive uma prova sobre ele na escola. E ao contrário de todos os outros livros que os professores pedem  a leitura desse flui rapidamente, pois é uma leitura leve, informal, e com palavras do nosso dia-a-dia. Não é uma história nota mil e nem diferente de todas as outras, é um livro que acredito eu, foi escrito com o intuito de ser usado em escolas, é o que transparece. E eu particularmente, fiquei morrendo de vontade de ser voluntária de algo também, e poder ajudar o próximo.
Ah, e eu o adquiri pelo Sebo no site Estante Virtual. É um site super sério, onde vários sebos de todos brasil cadastram seus livros. E olha que amorzinho esse marcador que veio junto!



Autor(a): Maria Tereza Maldonado | Classificação: 2/5

8 comentários:

  1. É tão bom quando precisamos ler um livro obrigatoriamente e por fim, gostamos dele! Me interessei pela estória, parece ser bem inspiradora. Lembra bastante livro de auto-ajuda.
    Não colocarei em minha lista agora, mas em um futuro próximo... Adorei a ideia de ter comprado no Sebo, poucas pessoas fazem isso. Farei o mesmo.
    Otima resenha!

    Beijos <3 http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olaaaa,
    Acho que o livro foi mesmo escrito nessa proposta de ser usado para trabalhos de escola, e acho que não o leria se não estivesse nesta mesma situação que você. Mas entendo essa sua vontade de ajudar, isso sempre acontece depois de leituras assim, e é ótimo quando ela prevalece :) beijos,
    www.entreleitores.com/

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha, não sei se conseguiria ler um livro obrigatóriamente e ainda assim gostar, sobre o Sebo, ele é ótimo, já fiz várias compras de livros da escola. Me lembra um pouco livros de auto-ajuda, não sou muito chegada á esse gênero, mas talvez eu dê uma chance a ele haha.

    Bjos :3 http://literaaventuras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também, se não tivesse sido um pedido da professora, eu não o compraria por vontade própria.
      Obrigada
      Bjs

      Excluir
  4. Parace bem interessante. Adoro obras com teor psicológico. Que bom que a leitura fluiu, né? Ler obrigatoriamente é chato, mas necessário (sou prof. de Literatura). rs. Beijos!
    http://interessantedeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...