17.10.16

Resenha: Antes que eu me esqueça - Dr. Leandro Teles


SINOPSE: Em Antes que eu me esqueça, o neurologista Leandro Teles discorre de forma leve e bem-humorada sobre alguns dos conceitos da neurociência, com ênfase na memorização. A ideia é traduzir em linguagem do dia a dia, com explicações didáticas e analogias cotidianas, os fascinantes mecanismos do processo de formação e evocação de memórias. Enquanto explica o que ocorre na mente, o autor dá dicas práticas para aumentar a capacidade de concentração, facilitar a fixação de dados e melhorar o desempenho da memória. Trata-se, assim, de uma obra para os apaixonados pelos mistérios da mente humana e para os interessados em uma consistente ampliação e manutenção de suas habilidades mentais.

"Antes que eu me esqueça" é a nova obra do autor e neurologista Leandro Teles. Assim como é proposto na capa, esse livro contém técnicas, hábitos e dicas para afiar a mente e aperfeiçoar a memória. E se você está pensando que é um livrinho de auto-ajuda está muito enganado. Esse livro é recheado de informações, de técnicas, de exemplificações, de dicas, e de um monte de coisa que te prende na leitura.

Com uma enxurrada de ensinamento, esse livro aborda por incrível que pareça, questões do nosso dia-a-dia que envolvem a nossa mente, de uma forma simples e objetiva. Nunca pensei que um tema tão complexo, o "cérebro" pudesse ser explicado e exemplificado de uma maneira tão fácil e espontânea como Leandro conseguiu fazer nesse livro.



Com um bom uso de figuras de linguagem, o autor consegue transmitir todo seu conhecimento para nós de uma forma eficaz e fluída, e ainda por cima com humor, o que nos dá a impressão de que o autor está conversando conosco, como se fosse uma consulta. Quando eu li "Dr. Leandro Teles" eu já pensei que fosse um livro muito maçante, com escrita complicada, com linguagem científica e que ia me deixar ainda mais confusa em relação ao assunto, e foi totalmente o contrário que aconteceu, com a escrita super íntegra e compreensível esclareceu muitas dúvidas que eu tinha.

Os exemplos propostos no livro são tão efetivos e de coisas tão simples nas quais acontecem em nosso cotidiano, que você realmente acha que esse livro foi escrito exclusivamente e diretamente pra você.

Quando a editora me enviou um e-mail perguntando se eu gostaria de resenhar esse livro eu não tinha a mínima ideia do que se tratava, mas não me arrependo jamais, foi um dos livros mais interessantes que eu já li esse ano, e com certeza vou indicar para familiares e amigos.

E indico para vocês também, que querem, além de aperfeiçoar a memória, saber um pouquinho (talvez, muito) sobre nossa mente que é algo tão engrandecedor. 



Título: Antes que eu me esqueça | Autor(a): Dr. Leandro Teles | Editora: Alaúde| Páginas: 248 | Nota: 5/5


46 comentários:

  1. Nossa que legal, Não sabia sobre o livro gostei da proposta dada por ele, irei dar uma pesquisada mais a fundo nele.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela avaliação e pelo seu trabalho!

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Desconhecia a obra, mas de cara achei bem interessante pelo fato de abordar de maneira bem leve e fluida a forma como nosso cérebro se utiliza de nossas memórias sem tornar a leitura muito técnica.
    Adorei e pretendo procurar para ler e conferir todos esses ensinamentos para deixar a mente bem afiada.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha te atraído Mi!!!
      Boa leitura.
      Beijos

      Excluir
  4. Olá tudo bem? Desconhecia a obra mas achei muito interessante. Acredito que como é uma leitura dinâmica sobre ações diárias é muito fluida e instrutiva, vou procurar ler sim . Bjs
    http://www.facesemlivros.com/

    ResponderExcluir
  5. As vezes vejo dr:Leandro num programa de TV, acho interessante as pautas abordada, pois o celebro e cx de surpresa, sendo uma leitura simples e fácil de compreender vou comprar. .obrigada pela dica. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, apesar do cérebro ser tão complexo o Dr Leandro consegue nos passar de uma forma tão simples...
      Beijos

      Excluir
  6. A sua descrição da impressão que o livro passa sobre o autor pode ser transferida integralmente... para o autor! Ele é exatamente assim : descreve assuntos e pontos que poderiam ser complexos ou espinhosos com clareza, precisão, em linguagem acessível e com muito humor! O domínio dele sobre o assunto é absoluto, ouvi-lo discorrer sobre o que seria uma questão neurológica, portanto séria, tem efeito extremamente positivo sobre quem o procura profissionalmente. Minha esposa e filho são pacientes do dr Leandro e, acredite, ir a suas consultas é programa de família! Não sei se admiro mais a pessoa ou o profissional...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo, fico feliz que não só o livro seja assim, mas o autor também. É muito bom quando um livro é escrito por quem domina o assunto e tem convicção daquilo que está falando. O Dr Leadnro é realmente admirável!!!
      Abraços

      Excluir
  7. Olá,

    Embora eu não leia muitos livros de auto ajuda, gostei bastante desse e sua resenha ficou fantástica. Dica super anotada.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  8. Mesmo o tema sendo de grande relevância e a leitura muito positiva para você, não é uma leitura que eu faria.Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oiii Bárbara, tudo bem?
    Menina eu sou completamente apaixonada por esse tipo de livro e realmente se tornam um dos meus gêneros favoritos que iriam me ajudar tanto. Parabéns pela resenha e dica super anotada.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Morg, fico muito feliz que tenha gostado!!!
      Beijos

      Excluir
  10. Olá, Bárbara!
    Que indicação bacana, menina! Eu gosto bastante dos livros da editora Alaúde, essa pegada autoajuda/medicina alternativa sempre me cativou, e a maioria dos livros conseguem nos trazer muuuuito conhecimento sobre nós mesmos, nossa vida, nossa saúde e aspectos humanos gerais. Muito bom também saber que o livro é escrito numa linguagem mais leve, desse jeito tudo flui com mais clareza, né? Com certeza irei dar uma olhadinha nesse livro e procurar um pouco mais sobre o autor também, que parece ser uma pessoa muito sábia e inteligente!

    Um beijo!
    Débora
    http://amorlivronico.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Débora.
      Fico muito feliz que você tenha se interessado pelo livro!
      Boa leitura!!!
      Beijos

      Excluir
  11. oi,Bárbara... então...
    apesar dos pontos positivos que vc abordou na resenha, não me senti inclinada a ler esse título... deve ser uma leitura importante, eficaz e talz... mas não tenho vibe pra livros sobre o tema... =/
    bjs...

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia o Dr. Leandro. Achei a obra incrível, muito bem bolada e bem-humorada. Já tive o prazer de conhecer uma neurologista com uma linguagem acessível e bom-humor na medida certa, isso conta muito! Vou pesquisar mais sobre ele... antes que eu me esqueça rs
    Beijoos

    Blog Coisas da Juu Participe do Top Comentarista: O orfanato da Srta Peregrine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju, que bom que gostou!!!
      Sim, é ótimo isso!
      Hahahaha ok!
      Beijos

      Excluir
  13. Nossa!!! Preciso ler esse livro! Sou péssimo de memória.
    Beijos,
    André, do Garotos Perdidos
    www.garotosperdidos.com

    ResponderExcluir
  14. Olá! Eu não tenho costume de ler livros desse gênero, mas olha...achei muito útil para mim rsrs.
    Parabéns pela resenha :)

    Abraço;

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Não tenho o costume de ler esses livros, mas achei esse bem interessante porque a minha memória falha bastante kkkk então seria de grande ajuda.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  16. Oie
    jesus esse livro foi escrito para mim, eu tenho uma memória pessima o que me ferra em todas as provas, adorei a dica, espero aproveitar e comprar logo

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Não é muito o meu tipo de leitura, mesmo parecendo ser um livro interessante. Não se encaixa muito bem no que eu gosto de ler.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  18. não sei se o livro funcionaria comigo, não me senti muito atraída a ler

    ResponderExcluir
  19. Oiii!!
    Não conhecia o livro, mas eu gostei do tema.
    É o tipo de livro que existe para nos dar uma pequena ajuda na vida.
    beijos

    ResponderExcluir
  20. Hello! Tudo bem?

    Achei bacana demais a ideia do livro, sempre esqueço algo e a cada dia q passa a memoria falha mesmo.
    Acho que o negocio é exercitar mais a mente mesmo, e essas dicas vao ajudar demais.
    Nao conhecia o livro Antes que eu me esqueça, mas fiquei na expectativa.

    Beijos

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Suzzy, fico feliz que tenha gostado. Espero que as dicas funcionem!
      Beijos

      Excluir
  21. Oie,

    Eu tenho uma memoria bem ruinzinha e achei super legal a proposta do livro. Anotei aqui para poder ler (e aprender) em breve.
    Beijos
    Bru, Cantinho da Bruna

    ResponderExcluir
  22. Olá,
    Mesmo eu não tendo (nem de longe) estudado neurologia eu gosto de livros sobre o assunto, e sim já li vários, mesmo sendo difícil de entender varias coisas, então acho que este pra mim seria um tanto quanto repetitivo. Mesmo assim é uma boa dica para quem quer começar a ler sobre.

    http://euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que legal que você se interessa pelo assunto, também acho algo super interessante...
      Beijos

      Excluir
  23. Olá! Muito legal esse livro! Serve para todos!Os que tem memória boa para aperfeiçoar e para aqueles que tem dificuldades, ajuda a concentrar mais, vou mostrar para minha mãe. beijos!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...