19.12.16

Resenha: Platônico - A.L. Savioli

Confesso que comprei esse livro apenas porque estava na promoção, não o conhecia e nem sabia do que se tratava. Me surpreendi com o enredo, com a trama, e me surpreendi ainda mais por saber que a autora é daqui da cidade onde eu moro (Sorocaba).
Em Platônico, um narrador misterioso conta tudo que sabe sobre a conturbada história de Henrique, um professor de Filosofia casado, que acabou cometendo um erro simples, mas que mudou toda sua vida. Depois de Henrique descobrir frequentes hematomas no corpo de Sophia, uma de suas alunas, o que era uma simples história sobre o crime de um professor tornou-se a busca incessante em compreender a garota que levou o mais correto dos homens ao mais desprezível dos erros. Um estado de paranoia tão grande que ele acabou se incluindo na lista dos acusados de espancá-la. Nesse ponto, Henrique percebe que nada sabe sobre a aluna. Mesmo o amor incondicional que Sophia alega ter parece falso quando surge a desconfiança da traição. Mas seria realmente uma traição tentar fugir dessa relação criminosa? Seria isso tudo um caso de amor ou seria mero oportunismo?

Nesse livro somos apresentados a história por um narrador misterioso. Conhecemos então Sophia, uma jovem de 17 anos, estudante do ensino médio, super inteligente e que sempre teve um amor platônico por seu professor de Filosofia. Henrique tem 40 anos, é professor de filosofia, casado com Susan e que tem uma filha da mesma idade que Sophia.

Henrique nunca demonstrou interesse por Sophia, mas a via como se fosse uma mulher em corpo de menina, pois era uma de suas alunas mais inteligentes. Quando conversavam, Henrique era aberto e tratava Sophia como se fosse uma adulta, pois sabia de sua maturidade.

Tudo começa quando em um certo dia ao sair do trabalho e ir para casa, o carro de Henrique quebra e sem ter como ir embora e não ter nenhum hotel por perto, ele decide ir até o apartamento de Sophia (ela morava sozinha, pois queria ficar mais perto da escola). Isso foi o ápice da história, onde tudo começa realmente acontecer, é claro que essa hospedagem não ia ser atoa, e a partir daí Henrique e Sophia começam a ser mais que aluna e professor, ele começa a enxergar a jovem com outros olhos.

Depois de um tempo Sophia aparece com umas manchas roxas pelo corpo, o que deixa o professor bastante intrigado. A aluna esconde a verdade dele, e a única pessoa que sabe mesmo sobre isso é o Lucas, um garoto da sala de Sophia, que é apaixonado por ela, mas que nunca foi correspondido.



É um livro bastante interessante, pois além de um trama bem desenvolvido, trás consigo muitos pensamento filosóficos o que me fez ficar ainda mais entretida na história. Uma coisa que me incomodou bastante foi algumas atitudes de Sophia, que na minha opinião em certos pontos do livro ela se mostrou uma menina muito "atrevida", pois mesmo sabendo do casamento de Henrique, ela não deixou e nem se importou em nenhum momento que fosse um empecilho, pelo contrário, ela se "atirava" ainda mais. 

Mas preciso dizer também que o final desse livro é avassalador, me deixou lá no chão sem nenhuma reação. Fazia tempo que um livro não mexia tanto comigo, e em alguns momentos fiquei até emocionada. Apesar do desenvolvimento da história não ter me agradado tanto, a conclusão compensou tudo isso.



Título: Platônico | Autora: A.L Savioli | Editora: Novo Século | Nº de páginas: 231 Nota: 3/5

12 comentários:

  1. Acho que também teria comprado esse livro se ele estivesse em promoção, a sinopse é tão misteriosa que me deixou muito curiosa. Já quero saber qual o segredo dos hematomas de Sofia. Mas, fiquei intrigada em como uma garota de apenas 17 anos pode morar sozinha, ela trabalha? haha
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, os pais são ricos hahaha
      Leia esse livro, o final é emocionante!
      Beijos

      Excluir
  2. Olá, não conhecia essa obra e fiquei bastante interessada depois de ler sua resenha.
    è bastante comum essa história de aluna que se apaixona pelo professor, gostaria de saber como o enredo se desenrolou, se ela conseguiu algo com o professor, porque apareceu toda cheia de hematoma?
    Vou colocar na lista ;)

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super recomendo Raquel, leia sim pois você vai se surpreender!
      Abr

      Excluir
  3. Meninaaa, enquanto estava lendo pensei "Tenho certeza que o sinal vai ser previsível", ai no final você diz o contrário. kkkkk Já estou com uma guia aqui no skoob pois fiquei MUITO curiosa para saber o que acontece. Espero ter a oportunidade de lê-lo.
    Ótima resenha!!

    Beijoos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha eu estava pensando assim quando comecei a ler o livro!
      Super recomendo!!!
      Beijos

      Excluir
  4. Olá!

    O que mata na Novo Século é que eles praticamente não divulgam direito suas obras. Se não fosse por sua resenha, eu não conheceria esse livro que tem uma premissa incrível, eu o leria tranquilamente...

    ResponderExcluir
  5. Olá =) Não conhecia o livro. Também já fiz isso, comprar um livro que está na promoção sem saber nada dele. Que bom que ele te surpreendeu, apesar de você não ter gostado de algumas atitudes de Sophia. Adoro livros que trás pensamento filosóficos. Beijos'

    ResponderExcluir
  6. Olá, eu não conhecia o livro, mas adorei a forma como o descreveu, fiquei bastante curiosa sobre essa leitura, e já coloquei na minha lista.
    Um beijo.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...