30.5.17

Resenha: Surpreendente - Maurício Gomyde

Esse é o primeiro livro que leio do Maurício, apesar de morrer de vontade de ler "A Máquina de contar histórias". Posso dizer que fui surpreendida com a escrita do autor e como ele me conseguiu prender trama.


SINOPSE: Pedro Diniz tem um desafio e um problema pela frente.
O desafio: filmar um roteiro magnífico capaz de surpreender o público e conquistar o prêmio mais importante do cinema brasileiro.
O problema: não ter a menor ideia de como fazer isso.
Aos 25 anos, recém-formado, Pedro está convencido de que é um sujeito muito especial, que tem a missão de usar o cinema como instrumento para melhorar o mundo. Diagnosticado na adolescência com uma doença degenerativa que o condenaria à cegueira, ele contraria a lógica da medicina quando a perda de sua visão estaciona de forma inexplicável. Enquanto comanda o último cineclube de São Paulo e trabalha em uma videolocadora na periferia, Pedro planeja seu próximo filme - a obra que vai consagrá-lo. E, para animar as coisas, conhece a intrigante Cristal, uma ruivinha decidida, garçonete e estudante de física nuclear, que mexe com seu coração.
A perspectiva idealista de Pedro, porém, sofre sérios abalos. Atormentado por um segredo, ele parte com os amigos Fit, Mayla e Cristal numa longa viagem até Pirenópolis, em Goiás, a bordo de um Opala envenenado. Com câmeras nas mãos e espírito de aventura, a equipe técnica improvisada está disposta a usar toda a sua criatividade na filmagem, feita na estrada ao sabor de encontros inesperados e de sentimentos imprevisíveis. E o jovem cineasta descobre que, quando o destino foge do script, nada supera o apoio de grandes amigos.


O primeiro capítulo do livro é uma cena que acontecerá no futuro com Pedro, ficamos um pouco confusos mas logo no segundo capítulo tudo se ajeita...

O protagonista desse livro é Pedro Diniz, ele é apaixonado por cinema, mais especificamente por filmes clássicos, e quer que todo mundo conheça esse universo hollywoodiano (que assim como eu, quero que todos conheçam o universo literário).

Desde pequeno Pedro sofre de uma doença na qual sua visão vai diminuindo ao poucos até chegar na cegueira total. Porém, para surpresa de todos, acontece algo inacreditável e que nunca aconteceu antes, essa regeneração para em 30%, ou seja, Pedro tem 70% da visão normal. E com isso, volta os seus sonhos novamente, de conseguir o premio do Cacau de Ouro e se tornar um cineasta de Hollywood.


Mas enquanto esse sonho não se torna realidade, Pedro trabalha numa locadora que fica em um periferia de São Paulo e cuida de um cineclube (no qual só passa filmes clássicos, ou seja, os filmes que Pedro gosta). Nesse meio tempo, ele acaba conhecendo Cristal que trabalha no andar de cima do cineclube e está estudando Física Nuclear, uma menina de olhos verdes e cabelos ruivos. Ela abala o coração desse rapaz, que tinha terminado um relacionamento de 5 anos pouco tempo atrás, e se vê agora novamente muito apaixonado.

Como nem tudo são flores, um certo dia a locadora onde ele trabalhava é assaltada e o ladrão dá um soco no seu olho. Após ir para o médico e ser diagnosticado que sua doença tinha voltado e que sua visão ficaria cada vez pior, ele se vê sem chão, sem saber o que fazer, e sua única vontade é de tirar a própria vida.



Fit é o melhor amigo de Pedro, e ele não poderia deixar o amigo na mão logo quando ele mais precisava, então ele pede a ajuda de Mayla uma amiga em comum deles, e a garota que roubou o coração de seu amigo, Cristal. Juntos, eles embarcarão numa viagem inesquecível para Pirenópolis - Goiás na casa da vó do Pedro. Sem nenhum roteiro certo, mas todas as câmeras ficarão ligadas para gravar cada momento especial.

Nesse viagem e depois dessa viagem tem muita coisa para acontecer ainda, muitos segredos serão relevados, e a vida de Pedro mudará completamente. Quando ele acha que já passou por tudo nessa vida é aí que tudo realmente começa acontecer. Não é só um livro sobre cinema, romancezinho, e cultura, é um livro que além de tudo fala de amor, dos amigos, da família, de superação, de fé e de coisas que com certeza levarei pro resto da minha vida.

Esse livro entrou para lista de favoritos, e com toda a certeza recomendo para todo mundo e de todas as idades. Você irá se emocionar e acima de tudo aprender junto com esse protagonista incrível e guerreiro.

Título: Surpreendente | Autor: Maurício Gomyde | Editora: Intrínseca | Nº de páginas: 272 Nota: 5/5

33 comentários:

  1. Me indicaram essa leitura diversas vezes, mas apesar de eu achar interessante, não é muito o tipo de leitura que me prende ou que me dá realmente vontade de ler. Pelo menos não no momento.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oiii Barbara tudo bem?
    Menina eu tenho bastante interesse em ler esse livro, o Mauricio é um dos autores que despertam total meu interesse e ainda mais tendo um olho grego na capa já me deixou bastante animada, ótima resenha e lindas fotos.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então esse livro você vai adorar, com certeza!!!
      Bjs

      Excluir
  3. Eu fui ao lançamento do livro. Conheço o autor. É daqui de Brasília. Mas confesso que não consigo me atrair pela escrita e nem histórias dele. Mas fico feliz que para voce ele tenha funcionado e você tenha gostado.

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena Ka, é um ótimo livro!!!
      Queria ter ido no lançamento também, mas moro em SP :(

      Excluir
  4. Oi
    que bom que gostou da leitura, ainda não li nada do autor, mas ainda quero ler.
    E coitado do protagonista, quando achou que estava tudo bem algo dá errado.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oii Bárbara tudo bem? *-*
    Sou louca para ler esse livro desde que botei o olho nessa capa, ela é maravilhosa né? Amo histórias onde o protagonista tem algo a nos ensinar e essa parece ser uma dessas leituras. Fiquei ainda mais curiosa ao ler sua resenha.

    Parabéns pela resenha :)

    Beijos!
    www.pensamentosvalemouro.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo Thais, espero que goste do livro assim como eu!!!
      Obrigada :)

      Bjs

      Excluir
  6. Olá!

    Eu li A Máquina de Contar Histórias e gostei, mas Surpreendente! é meu favorito, inclusive o tenho autografado. É muito, mas muito lindo, o mundo tem que ler essa maravilha, só isso que tenho a dizer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh que invejinha hahaha queria autógrafo também...
      Simm, realmente esse livro é muito bom e todos precisam ler!!!
      Bjs

      Excluir
  7. Olá... tudo bem??
    Eu li A Máquina de Contar Histórias, mas ainda não li este, mas pretendo... eu acho incrível a forma de escrita de Maurício... faz a gente pensar e faz a gente se viciar em tudo que ele diz... é impressionante o poder que ele tem de chegar aos nosso corações... adorei a sua resenha... Xero!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Maurício escreve otimamente ótimo hahaha!
      Leia sim esse livro, você vai amar!!!
      Bjs

      Excluir
  8. Olá! Não li "A Máquina de contar histórias", mas tenho vontade de ler também. Já "Surpreendente" é a primeira vez que leio uma resenha desse livro. Que bom que você foi surpreendida pelo autor. Para ele ter entrado em sua lista dos livros favorito realmente o autor te conquistou. Adoro cinema, saber que o personagem também me deixa curiosa para ler o livro. Dica anotada. Beijos'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, fiquei realmente surpreendida e espero que você goste também!!!
      Boa leitura.

      Bjs

      Excluir
  9. Olaa
    Estou vendo muito sobre esse livro mas não tinha parado para ler nenhuma resenha
    Que bom que te surpreendeu, é ótimo assim ne ?
    Espero fazer a leitura em breve
    Sua resenha me motivou
    E a capa é linda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juhh!!!
      Que bom, espero que você se apaixone pela leitura assim como eu...
      Bjs

      Excluir
  10. Olá Bárbara,
    Já tive o prazer de ler esse livro e gostar muito da leitura, pois a trama é bem envolvente.
    Mas, apesar de ter curtido, esse, em minha opinião, não é o melhor do autor. A história do Pedro é instigante e o leitor termina a leitura com uma sensação de paz de espírito no coração.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi o único livro que li do autor, mas sempre vejo comentários muito positivos a respeito de suas obras, quero conhecer os outros também.
      Bjs

      Excluir
  11. Oi Bárbara, sua linda, tudo bem?
    Estava lendo sua resenha e a impressão que eu tive foi de que o personagem irá passar por uma jornada. Parece ser uma história tocante cheia de mensagens bonitas. Dica mais do que anotada. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  12. Oiii! Já ouvi falar muito nesse livro. E esse quote é lindo!
    Tá na minha lista já <3
    Quando der, irei comprar. Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Olá, tenho bastante curiosidade de conferir essa obra, sempre vejo muitos elogios. Adorei as imagens e quotes.

    Abraços

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    Já ouvi muitos elogios a respeito desse livro e inclusive tive o prazer de poder conhecer o autor mas, mesmo tendo um exemplar na estante, ainda não o li. A trama parece ter bastante emoção e mensagens importantes e pela quote apresentada a narrativa também parece ser incrível. É uma leitura que agora, mais do que nunca, quero fazer.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo Lari, fico feliz que eu tenha despertado esse interesse em você para ler esse livro!!!
      Bjs

      Excluir
  15. Olá!
    Gostei da resenha :) Mas serei sincera, não tenho muita vontade de ler esse livro, não faz muito meu estilo de leitura. Então, acho que des vez passarei a dica


    Bjs!

    ResponderExcluir
  16. Olá
    Esse livro é muito resenhado e não teve uma resenha que li que falasse mal do livro, pelo contrário todos são só elogios.
    Espero um dia ter a oportunidade de me aventurar nessa história.
    Beijuh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E espero que a leitura seja satisfatória para você também!!!
      Bjs

      Excluir
  17. Que bom que gostou do livro, comigo eu mesmo gostando realmente do estilo do autor, e amando toda a escrita dele, Surpreendente não me surpreendeu, porque, bem, eu já sabia o que ia acontecer. Mas esse livro, acima de tudo, tem uma boa lição sobre novas chances e enxergar a vida sobre outra perspectiva. Adorei a resenha e relembrar o livro, que apesar de não ser favorito, foi uma boa leitura. Addorei as fotos.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...