2.8.14

Resenha: O Teorema Katherine - John Green

Livro: O Teorema Katherine
Autor (a): John Green
ISBN: 9788580573152
Ano: 2013
Editora: Intrínseca
N° de Páginas: 304


Após seu mais recente e traumático pé na bunda - o décimo nono de sua ainda jovem vida, todos perpetrados por namoradas de nome Katherine - Colin Singleton resolve cair na estrada. Dirigindo o Rabecão de Satã, com seu caderninho de anotações no bolso e o melhor amigo no carona, o ex-criança prodígio, viciado em anagramas e PhD em levar o fora, descobre sua verdadeira missão: elaborar e comprovar o Teorema Fundamental da Previsibilidade das Katherines, que tornará possível antever, através da linguagem universal da matemática, o desfecho de qualquer relacionamento antes mesmo que as duas pessoas se conheçam. Uma descoberta que vai entrar para a história vai vingar séculos de injusta vantagem entre Terminantes e Terminados e, enfim, elevará Colin Singleton diretamente ao distinto posto de gênio da humanidade. Também, é claro, vai ajudá-lo a reconquistar sua garota. Ou, pelo menos, é isso o que ele espera.


O Teorema Katherine conta a vida de Collin Singleton, no qual ama anagramas. Uma ex-criança prodígio. Ele tem uma dificuldade em se socializar, na escola só tem apenas uma amizade, o Hassan.
Em um certo dia, Collin leva o pé na bunda, pela sua décima nona namorada. E que por coincidência também se chamava Katherine, assim como todas as outras.





Então ficou deitado ali imaginando se o seu pesar pararia, e repetiu mentalmente a já decorada mensagem, e quis cair no choro, mas em vez disso sentiu apenas uma dor no plexo solar. Chorar é algo a mais: é você mais as lágrimas. Mas o sentimento que Colin carregava era um macabro choro ao contrário. Era você menos alguma coisa. Ele ficou pensando naquela expressão — para sempre — e sentiu uma queimação logo abaixo da caixa torácica. Doía como a pior surra que já tomara. E ele já havia tomado muitas.

Estranho, não acham? Pois é, Collin também... Então ele decide fazer um teorema, no qual determinará o tempo de um relacionamento, e qual dos dois vai terminar, e quem vai ser o Terminante ou o Terminado...
Talvez não seja tão fácil assim resolver esse suposto “problema”. Já que na maioria dos relacionamentos, são imprevisíveis os finais.




Então ele e Hassan decidem pegar o carro e sair estrada a fora, Road Trip?! Porém o livro todo basicamente se passa em Gutshot (sua primeira parada), em que decidem descer para ver o túmulo do arquiduque Francisco Ferdinando.

Eu serei esquecido, mas as histórias ficarão. Então, nós todos somos importantes — talvez menos do que muito, mas sempre mais do que nada. 
O que era para ser questão de minutos acaba prolongando, pois conhecem uma garota chamada Lindsey (que vai ser essencial na trama) e recebem uma proposta de emprego.

(foto retirada do Instagram)


Ao contrário, aliás, muito ao contrário mesmo, de ACÉDE, O Teorema Katherine, não causa emoção nenhuma, a não ser risos (de vez em quando).
Vou confessar para vocês que ainda prefiro os livros do John Green em primeira pessoa, e quem sabe se OTK fosse narrado em primeira pessoa (ele é narrado em terceira) fosse mais produtivo, e eu conseguiria aproveitar mais a leitura.
Demorei muito para ler o livro, um pouco maçante, e enrolado. Ou talvez porque tinha algumas soluções matemáticas, e como eu nasci para humanas, eu não me identifiquei.
Mas a história em si é legal, diferente.
De 0 a 5, eu daria 3.
A capa é linda, a fonte é bem legível e as páginas são amareladas. 

 Alguma vez você já se perguntou se as pessoas gostariam mais ou menos de você se pudessem vê-la por dentro? Sempre me pergunto isso. Se pudessem me ver do jeito que eu me vejo, se pudessem viver nos meus pensamentos, será que alguém, qualquer pessoa, me amaria?

É isso pessoal...
Deixem suas opiniões, sugestões, críticas...
Até a próxima!!!

Beijos



8 comentários:

  1. Oi Bárbara,
    Eu acho esse o melhor livro do Green! Só não li ainda Will & Will. Eu sou apaixonada por esse livro, acho fantástico!
    Beijo
    Tão doce e tão amarga.



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não li Will&Will também...
      Só li OTK, Acéde e Cidades de Papel!
      Bjs <3

      Excluir
  2. Eu gostei desse livro, mas não tanto quanto Cidades de Papel, que é o meu favorito dele. Ele é um pouco lento mesmo, mas não foi uma leitura tão ruim pra mim ><

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Jeniffer.
    Eu só li do John, Acéde, OTK, e Cidades de Papel, e entre esses 3, Cidades de Papel é o meu favorito também...
    Obrigada pelo comentário!

    Bjs <3

    ResponderExcluir
  4. Oi, Bárbara, tudo bom?
    Primeiro, obrigado pela visita ao Leituracast .

    O Teorema Katherine foi o primeiro livro do John Green que eu li. Gostei bastante e li bem rapidinho (acho que ser dá área de exatas me ajudou nesse ponto, rs). Concordo com você sobre esse não ser um livro tão emocionante. Acho que isso é proposital, justamente para refletir a personalidade muito racional do protagonista. Mas esse livro trás boas reflexões também, como o nosso comportamento em algumas situações, como ficou bem exemplificado nos trechos que você selecionou.

    Até a próxima e tenha uma ótima sexta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mozer. Tudo sim e você.
      Como eu nasci para humanas, isso me "prejudicou" na leitura rsrs.
      Obrigada pela visita.
      Volte sempre.
      Ótimo fds.

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...