27.12.15

Resenha: "A Parede Branca do Meu Quarto" - Marina Oliveira

Já quero adiantar que foi uma das melhores leituras de 2015, eu nunca imaginaria que um livro iria me conquistar tanto e que eu pudesse me identificar de tal maneira que não consigo expressar.
Ainda estou tentando formular as palavras certas para essa resenha. Esse é totalmente o tipo de livro em que eu amo.




O livro é inteiro narrado em primeira pessoa por Mariana Vilar, uma garota que está cursando o último ano do Ensino Médio, está com todos os sentimentos a flor da pele, e sempre foi muito engajada com os estudos, mas nunca precisou se esforçar tanto já que tem um Q.I. acima da media. Quer muito passar no Vestibular de Medicina, já que acha que esse curso é o único que chega aos pés de sua inteligência.
Mariana, quer começar esse novo ano, mudando seus pensamentos, e querendo mudar os pensamentos que as pessoas tem sobre ela, já que teve um vídeo vazado no Youtube, após o surto psicótico que teve na última prova que fez, o PAS, o famoso vestibular de Brasília.

Mariana sempre foi uma garota "antissocial", e que se dedica o tempo inteiro para os estudos. Depois do vídeo, ficou conhecida como "lunática do PAS" e ainda se chateou com seu único e melhor amigo Ian. Depois de todo transtorno, Mariana foi expulsa de sua escola, e teve que ir fazer o 3°ano em outro colégio, onde estava decidida que iria passar o ano inteiro focada nos estudos, não tinha nenhuma pretensão em fazer amigos.

Só que Mariana não imaginava que ao conhecer Lara e Maurício, todas essas suas convicções mudariam. Ela também nem imaginava que seu relacionamento com seu irmão mais novo Lucas, mudaria, já que eles só brigavam. Também não imaginava se aproximar e se identificar tanto com sua mãe, e nem que iria um dia voltar a falar com seu pai, que ela não via mais ou menos uns sete anos.
Também não poderia deixar citar aqui, a avó de Mariana, uma fofa, uma vó que todo mundo sonha em ter.



Em meio a todas as mudanças, a autora Marina Oliveira, nos faz ficar envolvidos com a história de Mariana. Todas as suas opiniões, suas emoções, seus sentimentos, e que no fundo, quem está nesse "pique" de escolher faculdade e pensar mais no futuro, irá se identificar muito.

Depois desse livro, eu comecei a refletir mais sobre minha vida, sobre a parede do meu quarto, sobre as pessoas queridas que me rodeiam, e sobre o quanto eu tenho que dá valor a vida, e aos conselhos que recebemos das pessoas que observam nossa vida de outro ângulo, no qual não é fácil percebermos.

A escrita leve mas ao mesmo tempo madura da autora, nos faz ficar totalmente vidrados nas história, e que a cada capítulo sentimos mais vontade de continuar a leitura.

Dou nota máxima para esse livro, e mais um coraçãozinho para favoritá-lo no coração!!!



Autor(a): Marina Oliveira | Páginas: 381 | Editora: Thesaurus | Classificação: 5/5 


34 comentários:

  1. Oi interessante a sua resenha, que legal que você curtiu a leitura
    Mas, infelizmente a premissa não despertou meu interesse, não fiquei com vontade de ler a obra, beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oiii, eu já vi várias coisas sobre este livro, mas essa foi a primeira resenha e posso dizer que eu gostei bastante da história da obra.
    Beijos ❤
    http://segredosliterarios-oficial.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  3. nunca tinha ouvido falar desse livro antes... que legal que a leitura funcionou muito bem pra vc, mas eu não fui 'cativada' por ele, sabe? =T
    uma pena, mas no momento não é o tipo de livro que busco...

    ResponderExcluir
  4. Que livro fofo! Fiquei super curioso pela obra.
    Parabéns pela resenha,muito bem feita!
    Bjo.adorei seu blog

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Que livro lindo!
    Muuuito curiosa aqui para ler, e logo!

    Beijinhoss...
    http://estantedalullys.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Bárbara, tudo bem?
    Não conhecia a obra, mas achei bem legal a premissa. Gosto de livros que fazem a gente refletir sobre nossa vida, além do fato de ser leve e madura a escrita da autora. Gostei e vou dar uma procurada depois.

    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que bom que gostou!!!
      Espero que tenha a oportunidade de lê-lo.
      Beijos

      Excluir
  7. Olá. Não conhecia essa obra. Parece ser uma leitura interessante, porém não é o tipo de enredo que me atrai. Talvez um dia eu dê uma chance e mude minha opinião, mas no momento não é algo que eu leria. Também senti falta de alguma explicação sobre o título na resenha. Seria legal saber o que ele significa.

    Beijos,
    Fernanda F. Goulart,
    Império Imaginário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem mais legal descobrir isso quando está lendo o livro, achei que isso seria um spoiler rs.
      Beijos

      Excluir
  8. Olá, essa é a primeira vez que vejo esse livro e, pelo que você disse na sua resenha, parece ser uma leitura que eu iria gostar de fazer, chamou minha atenção, certamente lerei quando puder.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado, espero que um dia tenha oportunidade de lê-lo.

      Beijos

      Excluir
  9. Oi. eu achei a capa do livro muito bonita, sua resenha ficou ótima. Mas essa história de Q.I me remete a uma ideologia que eu não gosto.

    ResponderExcluir
  10. Olá! Se eu não me engano essa autora é daqui de Brasília. Que bom que você curtiu muito a obra, mas esse não é meu estilo de leitura, vou passar essa dica :)
    Parabéns pela resenha e pelo blog, to seguindo :)
    Beijos

    Academia Literária DF

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luciano.
      Sim, a autora é aí de Brasília.
      Seja bem vindo aqui no blog!!!
      Beijos

      Excluir
  11. Oii,

    Parabéns pela resenha, está lindíssima. E confesso que nem sabia do que se tratava esse livro, mas sempre vejo todos comentando bem sobre ele. E confesso que fiquei com muita vontade de lê-lo.

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que legal!!!
      Espero que um dia tenha a oportunidade de lê-lo.
      Beijos

      Excluir
  12. Olá :)
    Eu não daria nada pelo livro, mas por essa sua resenha ele deve ser ótimo, nunca imaginei que uma capa com esse título pudesse ter esse tipo de temática, amei!
    Adorei seu blog e já estou seguindo!

    Um Feliz Ano Novo,
    http://livrosentretenimento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é rs.
      Obrigada !!!
      Seja bem vindo por aqui
      Beijos

      Excluir
  13. Olá Bárbara, adorei sua resenha! Havia visto este livro em alguns outros blogs, mas ainda não havia lido nenhuma resenha. "A parede branca do meu quarto" parece ter uma premissa muito interessante, afinal, creio que muito de nós quase surtou no último ano do ensino médio, outros ainda vão surtar, e toda a ideia de faculdade, amigos, família... Mas é uma das épocas que se eu pudesse, viveria mais uma vez :)

    http://umreinomuitodistante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ainda não terminei o ensino medio, mas a cada dia que passa eu fico mais ansiosa para viver essa experiência maravilhosa!!!
      Obrigada pela visita
      Beijos

      Excluir
  14. Oie
    Eu li o livro e achei bem legal apesar de esperar algo totalmente diferente do que li, sua resenha está ótima

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Adro livros que nos fazem pensar em nossa vida, em como somos e nossos relacionamentos. Acho que leria se tivesse oportunidade, adoro mudanças e crescimento pessoal dos personagens. ^^
    Obrigada pela resenha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço por esse comentário e pela visita, muito obrigada!!!

      Excluir
  16. Eu estou lendo várias coisas sobre esse livro e estou muito curiosa pra fazer a leitura. O enredo não é muito o que eu costumo buscar em leituras, mas acho que o desenvolvimento da história vai valer muito a pena.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que bom, eu espero que você goste da leitura!!!
      Beijos

      Excluir
  17. Oi! Achei sua resenha bem fofa! É tão bom quando nos identificamos com um livro, né? Ainda não conhecia o livro, nem a autora, mas já vou pesquisar. Valeu pela dica. Beijos!

    http://eicarolleia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...