2.2.18

Quotes: Os Seis Inseparáveis (PARTE 1)

SINOPSE: Provavelmente um dos livros mais originais que você já leu. Escrito a doze mãos, "Os Seis Inseparáveis" nasceu de uma ideia de Raul Otuzi, que buscou em redes sociais autores talentosos para escrever um romance policial colaborativo.
Depois de um processo árduo de seleção, Daniela Veludo, Fernando H. Domingos, Loris Reggiani, Márcia Carvalho e Marilia Oliveira foram convidados.
Cada autor deu voz a um personagem. Os capítulos foram escritos em primeira pessoa, alternadamente. Os homens escreveram na pele de personagens femininos. E as escritoras, na pele de personagens masculinos.
A trama foi se desenvolvendo em tempo real a partir do que cada um escrevia no capítulo anterior. Todos só tinham a sinopse. Ninguém sabia o que estava por vir, nem mesmo a identidade da vítima assassinada, o grande mistério da história.
O resultado? Uma obra intrigante, cheia de poesia, suspense, conflitos e reflexões sobre a força dos laços de uma amizade que se acreditava inseparável até mesmo pelo tempo.

Para quem ainda não leu a resenha do livro, clique aqui no LINK.

Não sei se já sabem mas eu sou apaixonada por citações, por trechos legais, frases marcantes... Quando eu encontro num livro uma parte que me toca, eu marco mesmo, uso marca-texto, post-it, tudo hahahaha
E nesse livro o que eu mais encontrei foram trechos legais, frases que me marcaram e fizeram a leitura ficar mais envolvente. São tantos que eu decidi separar em parte 1 e parte 2. Nesse primeiro post eu separei quotes até a página 190, o livro tem 430 páginas então na parte 2 ainda vem muita coisa boa hahaha.
Separei os quotes por autor, e não por personagem. Segue agora alguns quotes que eu separei de acordo com o que cada autor escreveu:

Daniela Veludo (Leandro):

"Você não encontrará paz evitando a vida."

"Aceitar que às vezes trilhamos caminhos que vão dar em nada. Nem fácil nem difícil. Necessário. Dói menos aceitar."

"O tempo é a única coisa que realmente existe. É a medida de todas as coisas. É o tempo que vem nos dizer que algo insiste. Algo dura "no tempo". Sem ele seria impossível a compreensão da existência."


Fernando H. Domingos (Diana): 


" Não há nada mais libertador do que o vento chicoteando pelo seu rosto. O ar inundando suas narinas a ponto de te sufocar."
"Detesto que fiquem me avaliando . Detesto que vejam minhas fraquezas. Porque, para mim, elas são muito evidentes."
"Algumas pessoas carregam genes de paz e tranquilidade. Outras de compaixão. Outras iniciativa. E há aquelas que carregam o gene do guerreiro. Aquela vontade louca de ganhar, de passar por cima, de vencer o outro, como se nada mais importasse."

Loris Reggiani (Manu):


"Tenho muito medo de acordar e tudo isso ter se tornado um "ontem". Tenho muito medo de essa ser uma parede vermelha que eu insisto em pintar de azul"

"Qualquer teto é um céu aberto entre a gente."
"Você conseguiu, confesso que de um jeito estranho, entrar na selva de pedras em que tornei meu coração."

"Dezoito anos e um bocado de sono, o bocejo era o meu travesseiro e meu braço a minha coberta."
" Você tem que entender do que é que você realmente está fugindo... O mais importante não são as respostas que não encontramos. Mas as perguntas que nunca nos fazemos."

"Se enche de otimismo e pendura um quadro no pescoço [...]. Chega de confundir personalidade com inocência. Chega de tomar pancada e se esforçar para ser resiliente. Encharca esse quarto de risada. Tatua um sorriso nas cinzas que virarão fogo.
Reescreve. Redescobre. Revela."
 
"[...] estou farta dessa parvoíce de falsidade em que todos nós, adultos esculpidos pelas próprias escolhas, estamos inseridos. Nos autoinserimos, pra falar a verdade. Nós somos falhos. E, como tudo o que é falho, somos descartáveis." 
"Melíflua idade em que todos somos um papel em branco, puro e imaturo. São os anos que nos corroem. São as pessoas que nos corroem. E nós que nos permitimos corroer."


Márcia Carvalho (Fábio):


"Entre amigos não existem muros [...]" 
 
"Eram só dois colchões e o nosso mundo parecia tão grande." 
"Será que a gente continua pensando e sentindo as mesmas coisas quando chega do outro lado?" 
"Gosto de imaginar que anjos vêm buscar cada um de nós na hora da passagem, era o que a minha avó falava sempre." 
"Insano de verdade era passar noites em claro de tanto amor." 
"Algum dia a fonte da juventude secará?
Gostarei da minha própria companhia na velhice?"
 
"Sabem de uma coisa? Às vezes os aprendizados mais dolorosos vêm de quem mais amamos." 
"Continuei sem elogios, mesmo os que mereceria, mas construí uma couraça que mantinha viva minha determinação."


Marilia Oliviera (Guilherme):


"Hoje eu sei que a vida exige muito mais que um boletim."

"As coisas materiais não tem valor nessas horas não, aparência menos ainda, o que importa mesmo é o que a gente carrega dentro da gente."
 
"Mas onde é que eu estava mesmo? Ah, sim, nos livros. É exatamente como elas disseram, alguns têm uma bela capa e o conteúdo vazio, outros têm a capa sem graça e por dentro são ótimos, alguns são um conjunto completo de pontos positivos ou negativos, mas os que me instigam mais são aqueles cuja capa me chama atenção, quando eu começo a ler acho que não vão ser grande coisa, mas insisto um pouco e eles me surpreendem de forma inesperada e muito boa. Esses são especiais, porque só quem insiste neles é que tem a recompensa no final."


Raul Otuzi (Helena):


"Sempre fui indecisa e sempre me arrependi das minhas escolhas. Deve ser coisa do meu signo. Ou de personalidade mesmo. Nunca sei." 
"Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin, Snapchat. As pessoas sempre foram livros abertos, agora mais ainda, é só querer ler." 
"Daqui a pouco amanhece, daqui a pouco a minha vida escurece. Para sempre. Bendito sol, vem me iluminar, bendito sol, vem me aquecer." 
"Quando não há respostas, é inútil perguntar." 
"Gente é que é complicada. Gente é feita de sombras, dúvidas, angústias, medos, amargura, acidez, insensatez. Quanta bagunça." 
"Aprendi a falar a verdade na marra, não sempre, mas em boa parte da minha vida. Mentiras para mim são antiácidos atirados em copo d'água, podem até se dissolver, mas fica sempre um gosto ruim. Pensando bem, mentiras são como antiácidos atirados no estômago, podem até ter um gosto ruim, mas às vezes são um mal necessário."

______________________

E aí? O que acharam? Já conheciam esse livro?

24 comentários:

  1. Nossa menina, eu não conhecia esse livro e vou te dizer que me senti bem interessada em ler, sua opinião até agora só me motivou a ler e fiquei feliz de ver a quantidade de quotes que tu já selecionou, então quer dizer que o livro é muito bom!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Bárbara. Foi um prazer escrever esse livro. 😎

    ResponderExcluir
  3. Oioi!

    Quantos quotes legais!
    Bem ousada essa ideia de um livro escrito por seis pessoas. O resultado pode ser uma bela porcaria ou um ótimo livro... rsrs.
    Me parece que foi ótimo pra você. Eu nunca havia ouvido falar sobre ele, mas vou dar uma pesquisada por aí, ler algumas resenhas, pra ver se ele me ganha. :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza rendeu um ótimo livro!!!
      Fico feliz que tenha se interessado, tem resenha dele aqui no blog já.

      Excluir
  4. Oie tudo bem?

    Uau, achei interessante, nunca tinha visto um mesmo livro ser escrito por várias pessoas juntas. A não ser, é lógico, antologias e livros de contos.

    ResponderExcluir
  5. Achei a ideia desse livro muito boa e gostei das citações que você escolheu para compor o post.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro, parece ser bem legal tal leitura, eu adorei as citações que você publicou. Achei interessante ser escrito por várias pessoas.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. AHHHHHHHHHHHHHHH EU AMO trechos de livros, tenho até uma coluna no blog pra isso <3 nem preciso dizer que amei seu post né? <3 Ah, eu não conhecia esse livro, mas vou olhar sua resenha.

    ResponderExcluir
  8. Também sou apaixonada por citações, posto muitas no tumblr dos livros que leio ou que li, adoro marcar os livros com os trechos que mais chamaram a minha atenção e anos depois ao reler pensar sobre os motivos de aquela pequena frase ou parágrafo ter feito algo especial em minha vida. Adorei as citações que você escolheu, vou procurar o livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, já tem resenha do livro aqui no blog!!!

      Excluir
  9. Oi Bárbara,
    Não gosto muito de livros escritos por mais de uma pessoa. Normalmente a narrativa não flui por causa dos estilos diferentes de escrita. Uma coisa que chamou a minha atenção é que os quotes não parecem ter saído de um livro policial. O que mais gostei foi "Você não encontrará paz evitando a vida.". Acho que a carapuça serviu um pouco...rsrs
    Beijos,
    André | Garotos Perdidos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse livro as narrativas se encaixam perfeitamente, vale a pena dar uma chance. E realmente os quotes não parecem com o tema central, mas esse livro é recheado de vários outros acontecimentos, o que deixa a leitura ainda mais envolvente.

      Excluir
  10. Oie
    poxa, estou muito curiosa pela leitura desde que vi alguns comentários sobre, parece ser muito interessante e com certeza espero ler em breve, muito legal os quotes destacados, me deixaram mais curiosa ainda, dica anotadissima

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Nossa, que bacana a ideia desse livro. Nunca havia ouvido falar nele, mas já vou pesquisar mais sobre porque escritas colaborativas sempre são interessantes. Amei os quotes, mas gostei especialmente do que fala sobre o tempo. Não sei se concordo com o autor sobre ele ser a medida de todas as coisas, estou mais pra achar que na verdade ele é mais complexo do que apenas uma medida, mas enfim: achei interessante, de qualquer forma.

    ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Mia. Já tem RESENHA desse livro aqui, dá uma olhadinha!!! Bjs

      Excluir
  12. Ricardo Rocha, 25 anos, modelo negro, gay assumido, solteiro e sem filhos. Adoro exercícios físicos e cuidar da minha aparência. Sou ativista em causas LGBTQ+ e protetor dos animais.
    http://saparevabanya2016.info/dica-sobre-espiritualidade/

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...