19.1.17

Resenha: Cenas de um casal publicitário - ou qualquer outro nas galáxias. - Raul Otuzi



SINOPSE: O livro retrata o relacionamento conturbado, mas bem-humorado entre Lauro e Lidiane. Ele, redator, 28 anos. Ela, diretora de arte, 25. Namorados desde a faculdade, eles são bem diferentes. Ambiciosa e com personalidade forte, ela sonha em ganhar Cannes, o festival publicitário mais famoso do mundo. Imaturo e preguiçoso, ele não sabe direito o que quer. De família rica, oscila entre a publicidade, a música e a poesia. Quem trabalha ou trabalhou em agência vai rir, chorar e se emocionar. E quem não trabalhou vai encontrar uma história de opostos que se atraem muito além do clichê.


Esse livro foi cedido em parceria com Raul Otuzi, esse é seu romance de estreia porém ele já lançou um livro de contos "Tristes finais para começos infelizes".

"Um homem sem lemas é um navio sem bússola. Não quero mais. Já vivi bastante tempo assim, à deriva."

Bom, nesse livro narrado em 2014 conhecemos a vida de um casal. Lidiane tem 25 anos de idade, veio de uma família humilde e sempre teve que batalhar para conseguir o que queria, é diretora de arte e sonha em ganhar um prêmio de um dos maiores festivais de criação, o Cannes, e acha que isso só irá se concretizar se ela for trabalhar em São Paulo. Por outro lado temos Lauro, 28 anos, um redator publicitário e de família rica, seu pai é dono de uma funerária, e ele não sabe ao certo o que quer da vida. Eles moram em Ribeirão Preto, interior de São Paulo.

Tudo começa quando Lauro decide fazer uma tatuagem na perna com o nome de sua namorada. Ela quando fica sabendo da surpresa, odeia a tatuagem, diz que a fonte ficou horrível, além de ser um "mico". Desde esse episódio já começamos a ver como um é o oposto do outro, como a Lidiane é incessível, sempre se faz de vítima, é a rainha do drama, além de não dar a mínima para o namorado.

"Mas certas coisas não precisam ser entendidas, nem podem tentar ser explicadas racionalmente, apenas sentidas. Ou lamentadas."



O livro é dividido em três partes. Na primeira parte são cenas da vida do casal, os problemas que enfrentam, as diferenças, momentos que passaram juntos, e posso afirmar que a maioria deles (se não, todos) é um desastre, pois Lidiane nunca se agrada com nada que Lauro lhe proporciona, sempre acha algum defeito. Na segunda parte, cinco anos depois, ou seja, em 2019, vemos o que evoluiu na vida do casal tanto pessoal quanto profissional, o que aconteceu com as coisas aos arredores e como está a vida de seus amigos e familiares. Confesso que apesar de algo surpreendente acontecer nessa parte, foi a parte que mais me prendeu na história, e que eu mais gostei do desenvolvimento. E na terceira parte, a última, são previsões para o futuro daqui a dez anos, o que talvez poderá acontecer com a vida desse casal, será que eles vão continuar juntos!? Casar, ter filhos!? Bom, leiam esse livro que vocês descobrirão rsrs...

"... depois que as coisas passaram diante do seu nariz, desfilaram sobre o seu próprio umbigo e escorreram entre seus dedos. E aí já é tarde. Tarde demais para mudar. Ou se arrepender."

O livro é narrado em terceira pessoa, então no final de cada capítulo temos as opiniões e pensamentos dos personagens que apareceram, principalmente de Lauro e Lidiane, mas também de seus amigos, familiares. E isso foi ótimo, pois nos fez conhecer mais cada um, se familiarizar com a história, e até se apegar mais...



O Raul me surpreendeu mais uma vez, com uma escrita super leve e dinâmica, com uma pitada de humor e sarcasmo que fez toda diferença na história e só nos prendeu ainda mais a ela. 

"A vida tem sua dinâmica própria de nos brindar com o que lhe der na telha. O futuro é egoísta. É mancomunado com o destino, o pior dos ditadores. Não pergunta a nossa opinião. Não quer nem saber. O futuro está lá na frente, e quando ele vier me encontrar vai dar de cara com alguém sem expectativas. O que vier é lucro."

Título: Cenas de um casal publicitário - ou qualquer outro nas galáxias | Autor: Raul Otuzi | Editora: Alternativa Books | Páginas: 160

26 comentários:

  1. Olá,

    gostei bastante da atemática do livro. Ainda não o conhecia e gostei de conhecer. Vou lê-lo com certeza.

    Beijos Bella

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?
    Adorei a premissa do livro, e já anotei a dica!
    Sua resenha está tão rica em detalhes, que me prendeu do começo ao fim.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia essa obra, mas tendo humor e sarcasmo já tenho interesse! Rsrsrs Achei muito legal isso de mostrar o casal antes e mostrar o casal cinco anos depois trazendo a evolução do relacionamento. Não curto muito histórias sobre relações amorosas (quando elas são o foco do livro) mas essa me interessou muito. Tomara que eu possa lê-lo em breve. Beijocas do Wes +__+

    www.facesemlivros.com

    ResponderExcluir
  4. Que capa diferente, adorei! Já quero ler o livro só por envolver meu curso. hahah Pelo pouco que você contou, já me identifiquei com a Lidiane, sou muito drama queen mesmo kkk. Como o livro retrata a vida do casal, acho que a narrativa em 3ª pessoa é o ideal, pois não fica confuso e o autor tem mais liberdade pra trabalhar com os dois personagens principais. Achei também super legal ter a visão de cada um no final, imagino que tenha enriquecido a história pra quem leu. Fiquei na vontade. Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, foi ótimo!!! Espero que goste da história e consiga se identificar em alguns pontos.
      Beijos

      Excluir
  5. Olá Bárbara,
    Que bom que o autor te surpreendeu mais uma vez. Achei interessante a obra ser em 3ª pessoa e o autor ter incluído os pensamentos dos personagens ao final de cada capítulo, bem bacana isso.
    Mas não gostou de a protagonista não ter gostado da tatuagem, ela me pareceu um pouco mimada demais.
    Vou deixar essa dica passar, por enquanto.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, preciso confessar que a protagonista é mimada em muitos pontos. Beijos

      Excluir
  6. É legal quando os autores vem com uma história que nos surpreendem, não é mesmo? Achei legal ele colocar pensamentos dos demais personagens para o leitor e até as divisões em 3 partes da vida do casal. Sobre a tatuagem... tb não faria algo assim em mim, nem encorajaria alguém a fazer por mim, mas... se eu ganhasse, quem n ia ficar com o coração derretidinho? ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E mesmo se nao gostasse da tatuagem, poderia disfarçar a frustração né rsrs
      Beijos

      Excluir
  7. Olá! Adorei sua resenha.
    O gênero parece ser diferente dos que costumo a ler, me interessei por isso, as vezes é bom mudar um pouco rs. E essa capa é lindaa! Fiquei curiosa para ler rs.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  8. Olá... tudo bem??

    Eu não conhecia o autor e nem o livro... mas é bom saber que temos tantos talentos espalhados por ai... não costumo ler esse tipo de livro, mas para quem gosta a leitura deve ter sido muito boa... eu confesso que até me diverti com a sua resenha que está bem escrita e com os detalhes necessários para nos estimular a leitura. Xero!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Di, mas leia, quem sabe você não acaba gostando né!? hahaha
      Beijos

      Excluir
  9. Oii, tudo bem?
    A sensação que eu tive quando vi a capa e li o título desse livro é de uma história bem divertida. Acho que o Lauro e a Lidiane, apesar do relacionamento conturbado, vão tirar muitas risadas da gente.
    Dica anotada.
    Bjoo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E com certeza, é sim, você vai rir a beça com esses dois..
      Beijos

      Excluir
  10. Olá, Bárbara.
    No começo não me interessei pelo livro, mas depois vi que pode ser uma leitura interessante, não irei saber se não me arriscar, né?!
    Enfim, adorei a sua resenha e quando tiver a oportunidade irei ler o livro, espero que me agrade!

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Gostei bastante desse livro, ainda não conhecia.
    Que capa mais fofa! <3 Amei

    ResponderExcluir
  12. Oi.

    Não conhecia a obra, mas gostei bastante dessa capa e da premissa. Não sei se o leria agora, mas vou anotar o nome para ler depois quando tiver mais tempo.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Oi Bárbara, sua linda, tudo bem?
    Eu juro que depois do que você contou sobre a personalidade dela e do egoísmo dela nesse relacionamento, eu pensei que eles não estariam mais juntos. Eu entendi que ela não o valoriza e não está satisfeita ao lado dele. Por que ele manteve o relacionamento? Eles ainda irão ficar juntos no final? Eu sou muito curiosa, risos... Vou anotar a dica cm certeza!!!
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha se interessado Cila, super recomendo!!!
      Beijos

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...